quinta-feira, 4 de maio de 2017

Folha Dominical n.º 24 de 7 de maio de 2017





A quarta semana da Páscoa começa com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A Mensagem do Papa para este dia insiste na dimensão missionária de toda a VOCAÇÃO. O domingo, que inicia a semana, coincide com o Dia da Mãe. Associando as duas dimensões (maternidade e vocação) recordamos a expressão do profeta: “O Senhor me chamou desde o ventre de minha mãe” (Jr 1,5).

 P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. Aleluia. Aleluia. P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria.  R. Aleluia. Aleluia. P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!  R. Aleluia. Aleluia.

P. Começámos esta quarta semana da Páscoa, celebrando o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e, em Portugal, o Dia da Mãe. E estas duas dimensões, a maternidade e a vocação, andam sempre juntas. Lembremos as belas palavras do jovem profeta Jeremias: “O Senhor me chamou desde o ventre de minha mãe” (Jr 1,5). Quer a Igreja, nossa mãe, quer a mãe que nos deu à luz, são muito importantes, para nos conhecermos a nós mesmos e conhecermos a vontade de Deus a nosso respeito. Deus espera a nossa resposta, quando nos chama. Escutemos, de novo, um pequeno excerto do Evangelho do passado domingo.

Do Evangelho segundo São João (10, 7-10)
“Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância»”.

P. Jesus, o Bom Pastor, que ressuscitou e deu a Vida por nós, é também a “Porta” pela qual entramos e somos salvos. Entramos por essa Porta da vida e do Reino, no dia do nosso Batismo. À porta da Igreja foi-nos perguntado o nome. E, deste modo, sabemos que Deus nos ama e nos chama pelo próprio nome. E nos faz sair ao encontro dos outros. A VOCAÇÃO é a nossa resposta a esta chamada de Deus, pelo nosso nome.

Os pastorinhos, mesmo sendo ainda tão crianças, foram capazes de escutar, de responder e corresponder à vontade de Deus, que lhes manifestava a Sua vontade através de Maria, Sua Mãe. Jacinta tinha um especial amor ao Santo Padre, e era capaz de rezar e oferecer sacrifícios por ele. Rezemos juntos em família, pelo nosso Pastor universal, o Papa Francisco, que vem, até nós, ao Santuário de Fátima. Que este acontecimento desperte em nós a generosidade e a prontidão de Maria em responder ao chamamento do Senhor.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima; R. Aleluia. Aleluia; P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.




----------------------------------

2ª feira, dia 8 de maio, missa de aniv. de Carlindo Moreira dos Santos e de aniv. de Deolinda Moreira, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 9 de maio, missa de 30.º dia de Paulo César Freitas Carneiro, às 19:30h, no S. José.

4ª feira, dia 10 de maio, missa de 7 meses de Ilda Augusta Coelho Barbosa de Lemos Barros, marido Mário, filho António, neta Daniela e Anselmo com a celebração do 84.º aniv. da Cooperativa de Eletrificação A Lord, às 19:30h, na Igreja. 

5ª feira, dia 11 de maio, missa de 30.º dia de Maria da Glória de Castelo, às 19:30h, no Vinhal.

6ª feira, dia 12 de maio, missa de 30.º dia de Joaquim Ferreira e de 4 meses de Júlia Jerónima Lemos Barros, às 19:30h, na Igreja.
- Procissão de Velas, às 21h, na Igreja.

Sábado, dia 13 de maio, missa das Crianças, às 17, na Igreja, com a Celebração das Bem-Aventuranças do 7.º ano da catequese dos 3 centros.
Celebração do 47º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo às 18h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de Teresa Oliveira Martins, marido Manuel Avelino e filho Constantino, de 4 meses de Joaquim da Rocha Gonçalves e de 12.º aniv. de Joaquim Dias Coelho, esposa Maria Rosa, pais e sogros.

Domingo, dia 14 de maio, missa às 8h no S. José de 30.º dia de Donato Gonçalves de Carvalho, de mais um mês de Ilídio Ferreira da Silva, pais, sogros e família e de mais um mês de Fernanda Ferreira de Sousa, marido Albino Morais da Silva e família, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de 30.º dia de Manuel Fernando Vieira de Oliveira, de 30.º dia de Mário Dias da Silva Barbosa, de 30.º dia de Maria Cândida Ferreira Ribeiro e de 3.º aniv. de Daniel Ferreira da Silva.

----------------------------------

Reuniões:
- Da Comissão Permanente, 2.ª feira, dia 8 de maio, às 21:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

Ensaio Geral de todos os Cantores
– 3.ª feira, dia 9 de maio, às 21h, na Igreja.

Caritas Portuguesa
– O peditório de rua pela caritas da nossa paróquia deu 368€.
Junta de Freguesia de Lordelo e a Câmara Municipal de Paredes – têm a honra de convidar toda a população a estar presente na cerimónia de assinatura de protocolo para a cedência dos terrenos do parque do Rio Ferreira e do quartel dos Bombeiros Voluntários de Lordelo. Este momento histórico para a cidade de Lordelo terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia, na próxima terça-feira, dia 9 pelas 19h. Não faltem!

Excursões
– O Sr. António Fogueteira tem lugares disponíveis para ir assistir ao Cortejo das Cerejas em Resende, e visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, dia 4 de junho. Ainda há lugares para a ida a Fátima, dia 10 de junho, dia da criança. Contacto: 914704107

Sem comentários:

Enviar um comentário