quinta-feira, 4 de maio de 2017

Folha Dominical n.º 23 de 30 de abril de 2017






O Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial das Vocações, refere o caminho que Jesus faz com os discípulos de Emaús, diz o Papa, “Jesus vem colocar-Se ao nosso lado no caminho (…); nesta cena, temos uma autêntica e real «liturgia da estrada», que precede a da Palavra e da fração do Pão e nos faz saber que, em cada passo nosso, Jesus está junto de nós”. Por isso, propomo-nos valorizar a PEREGRINAÇÃO, como caminho da alegria.

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. Aleluia. Aleluia. P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria. R. Aleluia. Aleluia. P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

P. Estamos na terceira semana da Páscoa. O Evangelho deste domingo reporta-nos à cena dos discípulos de Emaús, na tarde de Páscoa. Na sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Vocações, que assinalaremos no próximo domingo, o Papa refere este caminho que Jesus faz com os discípulos de Emaús. É um texto que bem vale a pena ler na totalidade (Lc 24,13-35). Mas, por agora, fixemo-nos na parte final. Escutemos.

Do Evangelho segundo São Lucas (24,33-35)
“Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze (Apóstolos) e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão”.

P. Neste Evangelho, diz o Papa, “Jesus vem colocar-Se ao nosso lado no caminho (…); nesta cena, temos uma autêntica e real «liturgia da estrada», que precede a liturgia da Palavra e a liturgia da fração do Pão e nos faz saber que, em cada passo nosso, Jesus está junto de nós”. Por isso, propomo-nos valorizar a PEREGRINAÇÃO, como caminho da alegria, (cf. PDP 2016/17, pp. 39-40).

Estamos a iniciar o mês de maio e, com ele, multiplicam-se as peregrinações. O caminho exterior da peregrinação a Fátima é convite a um caminho interior na intimidade do peregrino, certo da companhia de Maria, peregrina cheia de graça, que nos encoraja na busca de Deus – Ela que guardava preciosamente a vida de Jesus no seu coração (cf. Lc 2,19) – e no cuidado atento aos irmãos – Ela, mulher atenta às inquietações dos outros (cf. Jo 2,3). Nesta Semana de Oração pelas Vocações, caminhemos juntos em família e rezemos pelas vocações, de modo que também nós saibamos responder e corresponder aos apelos de Deus, como os Pastorinhos.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Virgem peregrina de Fátima; R. Aleluia. Aleluia; P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

----------------------------------

2ª feira, dia 1 de maio, S. JOSÉ OPERÁRIO - Missa às 11h, na capela de São José, de António Ferreira Rodrigues, pais Eduardo e Rosa, sogros António e Maria Ermelinda e irmã Florinda.

3ª feira, dia 2 de maio, missa de 7.º dia de Jorge Fernando da Silva Abreu, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 3 de maio, missa de 12.º aniv. de Manuel António Ferreira de Sousa, às 19:30h, no S. José.

5ª feira, dia 4 de maio, missa de 30.º dia de Maria Fernanda da Costa Campos Júnior e de Paulo César Freitas Carneiro, faz 23 anos que nasceu, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 5 de maio, não há eucaristia.

Sábado, dia 6 de maio, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de aniv. de Diamantino da Rocha Ferreira.

Domingo, dia 7 de maio, missa às 8h no S. José de Laurinda Moreira e de mais um mês de Margarida Martins de Sousa, marido Valentim e filho Joaquim, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de Hélder Ricardo Dias de Sousa (Canavarro), António Ferreira Passos, esposa Maria José Alves Gomes, filha, genro e netos, de 4 meses de Barsinea da Silva Moreira, pais Manuel António e Deolinda e família, de Monique Alves Neto, sogros Luís e Noémia e cunhado Neca e de 13 meses de Octávio Fernando da Silva Brandão, pais e sogro.

----------------------------------


Ofertório do próximo domingo
- Dia 7 de maio, reverte a favor das vocações.

Oração Adoração, pelo Apostolado da Oração
- Domingo, dia 7 de maio, às 15h, na Igreja.

Encontro de Pais dos Adolescentes, do 7.º ano de catequese da Igreja, sábado, dia 6 de maio, às 17h, no Centro da Igreja, para organizar a Festa das Bem Aventuranças que se realiza dia 13 de maio.

Oração do terço
- Todos os dias, do mês de maio, sendo à terça-feira e sábado às 20:30h, e nos restantes dias às 21h, na Igreja.

Dia da Mãe
– Domingo, dia 7 de maio, celebraremos o dia da Mãe. Convidamos todos os filhos a trazerem as suas mães para juntos participarem na eucaristia.

Dia Diocesano da Família
– Convidam-se todos os casais que fazem este ano 10, 25, 50 ou 60 anos de casados para um encontro no dia 6 de maio, às 21:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

A Fundação A LORD
- Irá promover, no mês de maio, no seu museu, pelas 14h30, as seguintes atividades gratuitas: Ateliês de Artes Manuais “Tela com Coração”, no dia 3 e “Caçador de Sonhos”, nos dias 24 e 31; Ioga “Desenvolver o bem-estar físico”, no dia 10. Os interessados deverão fazer ou confirmar, obrigatoriamente, a inscrição. A Cooperativa de Electrificação A LORD, CRL para celebrar o 84.º aniversário irá realizar uma missa no dia 10 de maio, pelas 19h30, na Igreja de Lordelo.

Grupo Cultural e Recreativo de Lordelo “Os Expansivos”
– Organiza a 1.ª caminhada cultural, dia 1de maio, às 9h:30, com partida junto à sede dos Expansivos.

Achou-se
– Um molho de chaves e uns óculos. Estão na Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário