sábado, 13 de maio de 2017

Folha Dominical, n.º 25 de 14 de maio de 2017





“A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da palavra, celebração dos sacramentos e serviço da caridade” (Bento XVI, Deus Caritas est, 25).

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. Aleluia. Aleluia. P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria. R. Aleluia. Aleluia. P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

P. Estamos ainda em Páscoa. Vivemos a feliz experiência da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima. Que bela é a multidão dos fiéis, em oração, contando sempre com a presença de Maria, nossa Mãe. Agora é preciso que cada um se torne um bom servidor da comunidade, tal como os serventes, nas bodas de Caná (cf. Jo 2,5), prontos a fazer tudo o que o Senhor nos mandar. A Igreja precisa de todos, do serviço humilde de cada um, para crescer como templo espiritual. Escutemos juntos a Palavra de Deus.

Do livro dos Atos dos Apóstolos (At 6,2-6)
“Os Doze Apóstolos convocaram a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Escolhei entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a nós, vamos dedicar-nos totalmente à oração e ao ministério da palavra». A proposta agradou a toda a assembleia; e escolheram sete homens cheios do Espírito Santo”.

P. Aqui está uma comunidade que não descuida nem o anúncio da Palavra, nem a oração ou celebração, nem o serviço da caridade aos mais pobres. Para isso, organizam-se vários ministérios. E aqui aparecem os primeiros sete diáconos, que são o sinal humilde de Jesus, que veio para servir e não para ser servido. Todos somos «pedras vivas» e todos fazemos falta para construir a comunidade, como templo espiritual (cf. 1 Pe 2,4-9). Nesta semana, somos desafiados a viver a alegria do SERVIÇO e o serviço da alegria, nos diversos ministérios e serviços da comunidade.

Maria, a humilde serva do Senhor, que foi ao encontro de sua prima, para a ajudar num momento difícil, educa-nos na alegria do serviço. Os Pastorinhos revelavam grande generosidade nos serviços mais humildes e enorme capacidade de se sacrificarem pelos outros.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Serva do Senhor; R. Aleluia. Aleluia; P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

-----------------------------

AGENDA

2ª feira, dia 15 de maio, missa de 7.º dia de Hernâni Manuel Moreira Machado, de 85 anos de nascimento de José Joaquim Ferreira, pais, sogros e cunhados, de 5.º aniv. de Maria Ferreira, marido Joaquim Ribeiro Pelota e filhos António, Zeferino e Miguel e de 12.º aniv. de Laurinda Martins Ribeiro, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 16 de maio, missa de aniv. de Maria Carolina da Costa Oliveira e de 18 meses de Diogo Vitorino Dias Gonçalves, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 17 de maio, missa de 6.º aniv. de Manuel Alves Neto, às 19:30h, no Vinhal.

5ª feira, dia 18 de maio, não há eucaristia.

6ª feira, dia 19 de maio, não há eucaristia.

Sábado, dia 20 de maio, missa das Crianças e das Famílias às 15h, na Adil (parte de cima exterior).
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 4 meses de Alice Moreira, marido Mário Augusto da Silva Lemos e de Adelaide Gonçalves Ribeiro da Mota Santos

Domingo dia 21 de maio, missa às 8h no S. José, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja.

-----------------------------

Peditório do Senhor
– Lugar de Viveiro, Torre e Codeçais deu: 335,00€

Terço da Mãe Peregrina
- Domingo, dia 21 de maio, às 15h, na Igreja.

Oração – Adoração
- Domingo, dia 21 de maio, às 15:45h, na Igreja.

Universitários de Lordelo
– Os interessados em participar na missa de Bênção de Finalistas devem inscrever-se no escritório da Igreja até ao final do mês.

Matrículas para a catequese
– Estão abertas as matrículas para o 1.º ano de catequese 2017/2018. Para tal devem trazer um documento de identificação da criança, no caso de ter sido baptizada em outra paróquia uma certidão de batismo e também a morada, o número de contacto dos pais e profissões. As matrículas decorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h e ao sábado das 9h às 12h, no escritório da Igreja.

A LORD
– No dia 20 de maio, realizar-se-á a peça de teatro Pequeno Trabalho Para Velho Palhaço, de Matéi Visniec, pela companhia de teatro Seiva Trupe, no Auditório A LORD, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt). A Colónia de Férias da Fundação A LORD terá lugar entre os dias 3 e 7 de julho, na praia da Apúlia (Esposende) e destinar-se-á aos filhos dos cooperadores da Cooperativa de Electrificação A LORD, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. As inscrições iniciar-se-ão no dia 22 de maio, segunda-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, na sede da Fundação A LORD. Os documentos necessários serão: identificação civil ou da Cédula Pessoal, Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde e o Boletim Individual de Saúde (Vacinas) atualizado da criança; identificação civil, Cartão de Contribuinte e cartão de cooperador da Cooperativa de Electrificação A LORD da/o mãe/pai. Para a inscrição será necessário, ainda, uma comparticipação de 40 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário