sábado, 22 de abril de 2017

Folha Dominical n.º 20 de 23 de abril de 2017







A abundância da misericórdia, que nos alcança o perdão dos pecados é sinalizada pela efusão do Espírito Santo, na tarde do Domingo de Páscoa, o primeiro dia da semana e deve traduzir-se na prática das obras de misericórdia corporais e espirituais (MM 18).

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. Aleluia. Aleluia. P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria. R. Aleluia. Aleluia. P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!  R. Aleluia. Aleluia.

P. Estamos na segunda semana da Páscoa. Nos primeiros séculos, os cristãos que tinham sido iluminados pelo batismo, ungidos pelo crisma e alimentados pela Eucaristia, na noite de Páscoa, apresentavam-se, no segundo Domingo da Páscoa, vestidos de branco, diante da comunidade. Por isso se chamava domingo «in albis» (de branco / em branco). Ainda conservamos a nossa veste batismal, a lembrar-nos que fomos revestidos de Cristo, pelo Batismo? Mas celebrámos também, por vontade de São João Paulo II o Domingo da Divina Misericórdia. O Evangelho deste domingo, reporta-nos à alegria dos discípulos na tarde do Domingo de Páscoa. Escutemos uma pequenina parte.

Do Evangelho segundo São João (20,20-23) “Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos»”.

P. A fonte de alegria que propomos, para esta semana, é a MISERICÓRDIA. A abundância desta misericórdia alcança-nos o perdão dos pecados, graças ao dom do Espírito Santo, na tarde do Domingo de Páscoa. Durante esta semana, vamos procurar ser misericordiosos, para com todos, e viver, em cada dia, uma das obras de misericórdia (corporais ou espirituais).

«Misericórdia» é uma palavra-chave da mensagem de Fátima. Nas aparições do Anjo, este diz aos pastorinhos: “Os corações de Jesus e de Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia”. E a visão deslumbrante com que se encerram as aparições à vidente Lúcia, em Tui, termina com estas palavras em letras grandes: GRAÇA E MISERICÓRDIA. “Concluído o Ano Santo da Misericórdia, é necessário dar o primado à misericórdia. A misericórdia é o que nos impele a abrir o coração ao outro, aprisionado pelo mal ou pelo sofrimento” (FSE 15). Maria, «nuvem de misericórdia» nos guie, para esta fonte e nos ajude a praticá-la, em cada dia, com alegria.
Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Mãe da Misericórdia; R. Aleluia. Aleluia; P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria; R. Aleluia. Aleluia.


---------------------------------------------------------


2ª feira, dia 24 de abril, missa de 30.º dia de Deolinda Ferreira de Carvalho, às 19:30h, no S. José

3ª feira, dia 25 de abril, missa de 6.º aniv. de Fernando Moreira das Neves e de 6.º aniv. de Rosa Simões da Silva, marido e filho, às 19:30h, no Vinhal.
Missa de Celebração dos 25 anos dos J.S.F. de Lordelo, às 20:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 26 de abril, missa de 11 meses de Agostinho dos Santos Sousa (Cerqueda), pais e sogros, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 27 de abril, missa de 13º aniv. de Francisco Dias Carneiro (Monte), às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 28 de abril, não há eucaristia.

Sábado, dia 29 de abril, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de aniv. de Fernando da Silva Carneiro da Costa e de mais um mês de Ilda Ferreira, marido Manuel Joaquim e filha Cidália.

Domingo, dia 30 de abril, missa às 8h no S. José Ilda Ferreira de Sousa, faz 32 anos que faleceu, marido Emídio, neta Patrícia Marlene, pais e irmãos, às 9h na Igreja, e às 11h no Vinhal, Missa Solene da Festa de Nossa Senhora do Alívio de Maria da Cunha Duarte, faz 21 anos que faleceu, marido Américo Ferreira Cunha e de 6 meses de José Joaquim Barbosa Moreira, esposa Isaltina e filho Luís.

---------------------------------------------------------

Folar da Páscoa 2017 deu: 9.628,96€.

Festa Nossa Senhora do Alívio
 – Procissão das Velas, sábado, dia 29 de abril, às 21:30h, saída na Capela; Procissão Solene dia 30 de abril, às 17h.

Reuniões:
- Dos Responsáveis de Leitores, 2.ª feira, dia 24 de abril, às 21h, no Centro da Igreja.
- Da Conferência S. V. Paulo, 4.ª feira, dia 26 de abril, às 21h, na casa da Sra. Rute.
- Geral de Leitores, 6.ª feira, dia 28 de abril, às 21h, no Centro da Igreja.

ALORD
– Para comemorar o 84.º Aniversário da Cooperativa de Electrificação A LORD, CRL, a ALORD irá realizar, no mês de maio, uma visita cultural à Fortaleza de Valença. Esta visita cultural é gratuita e destinado aos associados da Cooperativa. As inscrições começam 2.ª feira, dia 24 de abril, a partir das 9h 30m. Todos os cooperadores deverão dirigir-se à sede da Fundação A LORD e entregar, obrigatoriamente, o cartão de identificação civil e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão. O limite é de duas inscrições por pessoa. No dia 29 de abril, realizar-se-á o espetáculo de circo Susceptível ao Elogio, pela Companhia Umpor1, no Auditório A LORD, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).
Dia Diocesano da Família – Convidam-se todos os casais que fazem este ano 10, 25, 50 ou 60 anos de casados para um encontro no dia 6 de maio, às 21:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

J.F. Lordelo
– O Presidente da Assembleia de Freguesia, faz público, nomeadamente tendo em atenção a alínea b) do n.º 1 do artigo 14.º da Lei n.º 169/99 de 18/09, com alteração da redação na Lei n.º 5-A/2002 e na Lei n.º 75/2013 de 12/09, que se realizará a 15.ª sessão ordinária deste órgão, marcada para o dia 24 de abril de 2017, na Sede da Junta de Freguesia, pelas 21h.

Excursão
– A Sra. Maria do Branca tem um autocarro dia 14 de maio para a Senhor da Peneda e no dia 10 de junho para Fátima, dia da criança. Contacto: 224441971 / 910111733

Sem comentários:

Enviar um comentário