sábado, 15 de abril de 2017

Folha Dominical n.º 21 de 16 de abril de 2017




“Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança, e não nos faltará a sua ajuda para cumprir a missão que nos confia” (EG 275).

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. Aleluia. Aleluia. P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria. R. Aleluia. Aleluia. P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

R. Aleluia. Aleluia. P. Estamos na primeira semana da Páscoa. São os primeiros oito dias, num total de cinquenta. Estes cinquenta dias são como um grande domingo, em que a Igreja celebra, com alegria e júbilo, o mistério pascal. Ao longo deste tempo, tão belo, a liturgia recorda a Mãe de Jesus, na sua profunda alegria pela ressurreição de Cristo e na sua oração com os Apóstolos, esperando confiadamente o dom do Espírito Santo (cf. CMVSM, p. 90). De Maria, a Igreja aprende também a ser mãe que gera, embeleza e alimenta os seus filhos, através dos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Escutemos agora um bocadinho do Evangelho, que ouvíamos na noite de Páscoa.

Do Evangelho segundo São Mateus (28,1.5-7) “Depois do sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro. O Anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver o lugar onde jazia. E ide depressa dizer aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis’»”.

P. “Contemplando o Ressuscitado, o cristão revive não só a alegria daqueles a quem Cristo Se manifestou – aos Apóstolos, a Madalena, aos discípulos de Emaús –, mas também a alegria de Maria, que deverá ter tido uma experiência não menos intensa da nova existência do Filho glorificado” (RVM 23). É com esta alegria que fazemos o ANÚNCIO pascal, para dizer a todos que “Cristo ressuscitado é a fonte profunda da nossa esperança” (EG 275).

Em Maria, temos assim o melhor exemplo e o auxílio indispensável, para anunciar o Evangelho, que Cristo nos confiou depois de ressuscitar dos mortos” (cf. CMVSM, p. 90). A nós também é confiada uma missão, como à pastorinha Lúcia, de anunciar a todos “o amor de Deus manifestado no Coração Imaculado de Maria” (FSE 9). Para que vivamos e anunciemos a todos a alegria da Páscoa, rezemos juntos.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Mãe da Igreja; R. Aleluia. Aleluia; P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

--------------------------------------------

2ª feira, dia 17 de abril, missa de aniv. de Félix Pereira Alves e pelas almas, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 18 de abril, missa de 7.º dia de Joaquim Ferreira, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 19 de abril, não há eucaristia.

5ª feira, dia 20 de abril, missa de 30.º dia de Adelaide Gonçalves Ribeiro da Mota e de 2.º aniv. de Maria Gracinda Nunes Ferreira, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 21 de abril, não há eucaristia.

Sábado, dia 22 de abril, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 3 meses de Alice Moreira e marido Mário Augusto da Silva Lemos, de António Francisco Ferreira, faz 72 anos que nasceu e família e de Ação de Graças ao Sagrado Coração de Jesus.

Domingo, dia 23 de abril, missa às 8h no S. José, às 9h no Vinhal de 2.º aniv. de Américo Ferreira Cunha e esposa Maria Duarte Cunha, e às 10:30h na Igreja com a Celebração da Eucaristia - 1.ª Comunhão.

--------------------------------------------

Dia Diocesano da Família
– Convidam-se todos os casais que fazem este ano 10, 25, 50 ou 60 anos de casados para um encontro no dia 6 de maio, às 21:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

Festa Nossa Senhora do Alívio
- Procissão das Velas, sábado, dia 29 de abril, às 21:30h, na Capela de Nossa Senhora do Alívio.
- Celebração Eucarística domingo, dia 30 de abril, às 11h, na Capela de Nossa Senhora do Alívio e Procissão Solene às 17h.

A LORD
– Dia 22, Comemoração do Dia Mundial do Livro, com teatro pelo grupo LORDator Juvenil seguida da Sessão Solene com a entrega de Prémios de Mérito Escolar aos alunos do Agrupamento de Escolas de Lordelo e Prémio Distinção A LORD à Dra. Cecília Leal, no Auditório da Fundação A LORD, pelas 15h30. A entrada é livre. Dia 22, Concerto de Páscoa, pelo Orfeão da Fundação A LORD, no Salão Paroquial de Lordelo, pelas 21h30. A entrada é livre. Dia 29, espetáculo de circo Susceptível ao Elogio, pela companhia Umpor1, no Auditório da Fundação A LORD, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).

Excursão
- A Sra. Maria do Branca tem um autocarro dia 14 de maio para a Senhora da Peneda e no dia 10 de junho para Fátima, dia da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário