sábado, 8 de abril de 2017

Folha Dominical n.º 20 de 9 de abril de 2017






Escolhemos para esta semana, como fonte de toda a graça, o SACRIFÍCIO de Cristo, que Se entregou à morte por todos nós. Somos chamados a unirmo-nos a Cristo. Se Ele Se entregou por nós, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. O verdadeiro sacrifício é o «dom de si».

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen.  P. Da Quaresma à Páscoa, caminhemos com Maria. R. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

P. Esta é a semana maior dos cristãos, em que acompanhamos os passos de Jesus, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém. Nesta Semana Santa, vivemos o grandioso mistério pascal, num tríduo (em três dias), em que nos associamos, como Maria, ao caminho do Senhor crucificado e morto, do Senhor sepultado, e do Senhor ressuscitado. Como Maria, não deixemos nunca Jesus sozinho neste caminho. Maria acompanhava Jesus no caminho da Cruz, associando-se aos seus sofrimentos. Maria permaneceu firme, junto à Cruz de Seu Filho, participando do Seu sacrifício. Maria acolheu em seus braços o seu Filho morto e esperou, contra toda a esperança, a alegria da Ressurreição. Recordemos um dos mais belos momentos da Paixão do Senhor.

Da Paixão segundo São João (19,25-27) “Estavam junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Mãe e o discípulo predileto, Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe». E a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa”.

P. Escolhemos para esta última semana da Quaresma, como fonte de toda a graça, o SACRIFÍCIO de Cristo, que Se entregou à morte por todos nós. Somos chamados a unir-nos a Cristo, neste sacrifício, isto é, no dom que faz de Si mesmo ao Pai por nós. Se Jesus Se entregou por nós, também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos. O verdadeiro sacrifício, para cada um de nós, é o dom de si mesmo aos outros, por amor a Deus.

Também nós, como os pastorinhos, queremos “oferecer-nos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele nos quiser enviar, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?”. Nós não queremos sacrificar os outros aos nossos interesses. Pelo contrário, queremos sacrificar-nos pelos outros, abraçar a nossa Cruz, para que o mundo seja melhor. Para crescermos no dom, participemos nas celebrações da Semana Santa, bebendo das outras fontes, como a Eucaristia, a Cruz e a Ressurreição do Senhor. Em família, rezemos juntos. - Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, ditosa Mãe de muitos filhos; R. Guiai-nos pelas fontes da alegria!

------------------------------------------

2ª feira, dia 10 de abril, missa de 7.º dia de Maria Fernanda da Costa Campos Júnior, de 6 meses de Ilda Augusta Coelho Barbosa de Lemos Barros, filho António e neta Daniela e pelas almas às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 11 de abril, missa de 9.º aniv. de Fernando Sousa, às 19:30h, no S. José.

4ª feira, dia 12 de abril, missa de 3 meses de Júlia Jerónimo de Lemos Barros e de 12.º aniv. de Artur José Macedo e filha Sara Emília Macedo, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 13 de abril, MISSA DA CEIA DO SENHOR: às 21h, na Igreja de 3 meses de Joaquim da Rocha Gonçalves.

6ª feira, dia 14 de abril, CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR, às 15h, na Igreja.

Sábado, dia 15 de abril, não há missa das Crianças.
VIGÍLIA PASCAL, às 21:30h, na Igreja

Domingo, dia 16 de abril, PÁSCOA DO SENHOR
Missa às 7:30h no S. José de 30.º dia de José Carlos Rela da Silva Lamas e de José Joaquim de Sousa Carneiro, faz 66 anos que nasceu, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de 30.º dia de Maria Angélica dos Santos Nogueira, de aniv. de Joaquim da Silva Gonçalves de 17 meses de Diogo Vitorino Dias Gonçalves e de 7 meses de António Francisco Ferreira e família.
Missa de Recolha dos Compassos, às 19h, na Igreja.

------------------------------------------

Confissões da Quaresma
– 2.ª feira, dia 10 de abril em S. José das 14h às 15h; no Vinhal das 15:30h às 16:30h; na Igreja das 17h às 18h.

Visita Pascal
- A saída dos Compassos é às 8:30h, da Igreja.

Ofertório de 6.ª feira
- Reverte a favor dos Lugares Santos de Jerusalém.

Colheita de Sangue
- Dia 13 de abril (5.ª feira) das 16:00h às 19:30h e dia 15 de abril (sábado) das 9:00h às 12:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

Reuniões:
- Da Comissão Permanente, 2.ª feira, dia 10 de abril, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.
- Geral de Cantores, 2.ª feira, dia 10 de abril, às 21h, na Igreja.
- Dos Representantes dos Lugares, 3.ª feira, dia 11 de abril, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

Excursões
– O Sr. António Fogueteira tem um autocarro para Fátima, dia 10 de junho, dia da criança. No dia 24 de setembro, tem um autocarro para subir o Rio Douro da Régua a Barca D’Alva com pequeno-almoço e almoço a bordo. Preço 75,00€ por pessoa. Contacto: 914704107.


------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário