sábado, 1 de abril de 2017

Folha Dominical n.º 19 de 2 de abril de 2017





Esta semana, somos desafiados a valorizar a ORAÇÃO, na linha da mística de Santa Teresa, como um “tratar de AMIZADE com Aquele que sabemos que nos ama”

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. P. Da Quaresma à Páscoa, caminhemos com Maria. R. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

P. Estamos já na quinta semana da Quaresma. Temos ainda, de memória, o Evangelho da ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-45). Ele faz-nos meditar que todos nós precisamos de morrer para nós mesmos, a fim de alcançar, em Cristo, a verdadeira vida. A nossa primeira passagem da morte à vida deu-se no Batismo, pelo qual “morremos com Cristo, com Ele fomos sepultados, para vivermos uma vida nova” (Rm 6,4). É um longo Evangelho, de que destacamos uma pequenina parte.

Do Evangelho segundo São João (11,41-42)
“Jesus, levantando os olhos ao Céu, disse: «Pai, dou-Te graças por Me teres ouvido. Eu bem sei que sempre Me ouves, mas falei assim por causa da multidão que nos cerca, para acreditarem que Tu Me enviaste»”.

P. O Evangelho acentua, por cinco vezes, a relação de amizade de Jesus por Lázaro e pelas suas irmãs: «Vede como era seu amigo» (Jo 11, 36) e, ao mesmo tempo, desenvolve o diálogo orante de Jesus com o Pai: «Pai, dou-Te graças por me teres atendido» (Jo 11,41). Pelo que, nesta semana, somos desafiados a valorizar a ORAÇÃO, como um “tratar de AMIZADE com Aquele que sabemos que nos ama” (Santa Teresa de Jesus, Livro da Vida, 8,5).

 “O apelo à oração é comum a todas as aparições, em Fátima, de maio a outubro de 1917. (…) Sem oração não há conversão. Sem conversão não há mudança de vida. Sem mudança de vida não há paz. O mundo novo começa quando o homem se abre a Deus, em oração e adoração” (PDP 2016/17, p. 28). “Em Fátima ouvimos falar de coisas escondidas – conversão, oração, penitência – que parecem não ter nenhuma importância política, mas são coisas decisivas, são as formas renovadoras do mundo” (Cardeal Ratzinger). O apelo da Virgem de Fátima aos pastorinhos é constante nas aparições: «orai, orai muito». Rezemos juntos, para que cresça a nossa amizade com Cristo e se renove o amor entre nós. E rezemos com coração de filhos, a oração do Pai-Nosso, que é entregue a quantos se querem tornar discípulos do Senhor. Quando começamos a meditar um mistério do rosário, pela oração do Pai-Nosso, mesmo que estejamos sozinhos, estamos sempre unidos, em comunhão com a Igreja, a todos os nossos irmãos (cf. RVM 32). Rezemos juntos – Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Mãe da Vida.; R. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

-----------------------

2ª feira, dia 3 de abril, missa pelas Famílias da Igreja, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 4 de abril, missa de 8.º aniv. de Justa Neto da Silva e marido António da Costa Rios, às 19:30h, no Vinhal.

4ª feira, dia 5 de abril, missa de Ação de Graças à Sagrada Família, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 6 de abril, não há eucaristia.

6ª feira, dia 7 de abril, missa de mais um mês de Laurinda Moreira e de Ação de Graças a Nossa Senhora da Nazaré, às 19:30h, S. José.

Sábado, dia 8 de abril,
Missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de aniv. de Octávio Fernando da Silva Brandão, de aniv. de José Dias de Sousa e de Ação de Graças a Nossa Senhora das Dores.

Domingo, dia 9 de abril
Domingo de Ramos
Missa às 8h no S. José de mais um mês de Ilídio Ferreira da Silva, pais, sogros e família, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de 30.º dia de Albino da Silva, de Teresa Oliveira Martins, marido Manuel Avelino e filho Constantino e de Ação de Graças a Nossa Senhora de Fátima.

-----------------------

Contributo Penitencial 2017
– Conforme intimamente resolver, deve ser entregue no momento do ofertório do Domingo de Ramos.

Via Sacra
– 6.ª feira, dia 7 de abril, às 21h, na Igreja.
Via Sacra a Meda
– Domingo, dia 9 de abril com saída às 14:30h de Parteira.

Reuniões:
- Geral de Cantores, 2.ª feira, dia 3 de abril, às 21h, na Igreja.

Astro Fingido
– No próximo dia 9 de abril, realizar-se-á o espetáculo de teatro Mulheres Móveis, no Auditório da Fundação A LORD, pelas 16h00. A entrada tem um custo associado de 3€/bilhete.

Pelouro da Saúde da C. M. de Paredes
– Encontra-se a organizar uma Feira da Saúde e Bem Estar que terá lugar nos dias 7, 8 e 9 de abril, no Parque José Guilherme em Paredes. Com esta feira pretende-se que a população tenha acesso a informação acerca da prevenção da saúde e a alguns rastreios e diagnósticos, bem como a palestras e atividades diversas, desportivas e outras. Tal como aconteceu em edições anteriores da Feira, para a população que não tem transporte, a Câmara disponibiliza transporte, gratuito, a partir das Juntas de Freguesias.

Baile da Primavera
– Avisam-se todos os inscritos para o Baile da Primavera que o ponto de encontro no dia 6 de abril é na Junta de Freguesia de Lordelo às 13:15h.

Perdeu-se
– Um molho de chaves e um telemóvel. Pede-se a quem encontrar o favor de entregar na Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário