sábado, 25 de março de 2017

Folha Dominical, n.º 18 de 26 de março de 2017





Na quarta semana da Quaresma, o Evangelho da cura do cego de nascença (Jo 9,1-40) ajuda-nos a meditar no Batismo, como sacramento da iluminação, e a abraçar a fé como uma nova visão, “como um caminho do olhar em que os olhos se habituam a ver em profundidade”


P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. P. Da Quaresma à Páscoa, caminhemos com Maria. R. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

P. Depois do símbolo da água, no encontro com a samaritana, nesta quarta semana deixamo-nos iluminar por Jesus, Luz do mundo. Quando esta Luz nos ilumina, ela põe a descoberto coisas menos boas, o mal, que há em nós. Mas Jesus enche de Luz o nosso coração. Quando essa Luz nos ilumina, nós começamos a ver Jesus e a ver como Jesus vê. Do longo encontro do cego com Jesus (Jo 9), escutemos agora uma pequenina parte.

Do Evangelho segundo São João (9,1-7)
“Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. E disse aos discípulos: «Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo». Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e ficou a ver”.

P. O Evangelho da cura do cego de nascença (Jo 9,1-40) ajuda-nos a meditar no nosso Batismo, como sacramento da Iluminação, pelo qual nos tornámos filhos da luz. Que bom é sabermos de cor a data do nosso Batismo. Com a luz da fé, alcançamos uma nova visão, “em que os nossos olhos se habituam a ver em profundidade” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 30).
Por isso, a fonte da alegria a que devemos acorrer, nesta semana, é a CONTEMPLAÇÃO. “A contemplação é o olhar da fé, fixado em Jesus. «Eu olho para Ele e Ele olha para mim». A luz do olhar de Jesus ilumina os olhos do nosso coração; ensina-nos a ver tudo à luz da sua verdade e da sua compaixão para com todos os homens” (CIC 2715).

“À contemplação do rosto de Cristo ninguém se dedicou tanto como Maria” (RVM 10). Em Fátima, os Pastorinhos viam sair a «luz de Deus» como um reflexo, das mãos de Maria. O Pastorinho Francisco tinha um coração contemplativo, a ponto de exclamar: "Nós estávamos a arder naquela luz que é Deus e não nos queimávamos". Com um olhar contemplativo, acendamos uma vela (pode ser a vela do batismo) e rezemos juntos.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Mãe da Luz; R. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

----------------------

2ª feira, dia 27 de março, Bodas de Ouro de Casamento de José e Maria de Fátima, às 19, na Igreja.

3ª feira, dia 28 de março, missa de 7.º dia de Maria José Ribeiro Dias (faleceu no Brasil, nora do Sr. Venâncio) aniv. de Maria Basilina Ferreira de Brito Soares, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 29 de março, missa de 6.º aniv. de Jaime Carvalho da Silva, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 30 de março, não há eucaristia.

6ª feira, dia 31 de março, missa de Ilda Ferreira de Sousa, marido Emídio, neta Patrícia Marlene, pais e irmãos, às 19:30h, no S. José.

Sábado, dia 1 de abril, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 30.º dia de Acácio Fernando Ferreira Passos, de aniv. de Eduardo Alberto da Silva Vaz e de 27 meses de António Ferreira Rodrigues, pais Eduardo e Rosa, sogros António Mendes e Maria Ermelinda e irmã Florinda.

Domingo, dia 2 de abril, missa às 8h no S. José de mais um mês de Margarida Martins de Sousa, marido Valentim e filho Joaquim, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de três meses de Barsínea da Silva Moreira, pais Manuel António e Deolinda e familiares, de Hélder Ricardo Dias de Sousa (Canavarro), António Ferreira Passos, esposa Maria José Alves Gomes, filha, genro e netos, de Monique Alves Neto, sogros Luís e Noémia e cunhado Neca, de Maria Moreira, faz 20 anos que faleceu e marido Manuel Carneiro e de 6 meses de José Joaquim Barbosa Moreira, esposa Isaltina e filho Luís.

----------------------

Peditório do Senhor
– Lugar da Campa deu: 170,00€

Via Sacra
– 6.ª feira, dia 31 de março, às 21h, na Igreja.

Oração Adoração Coração de Jesus
- domingo, dia 2 de abril, às 15h, na Igreja.

Encontro da Mãe Peregrina com a Irmã Claudete, domingo, dia 2 abril, às 16h na Igreja.

Confissões para a Páscoa
– Para toda a comunidade, 5.ª feira, dia 30 de março, às 20:30h, na Igreja.

Reuniões:    
- Geral de Cantores, 2.ª feira, dia 27 de março, às 21h, na Igreja.
- Dos Representantes dos Lugares, 6.ª feira, dia 31 de março, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

Encontro da Catequese de Adultos
– 4.ª feira, dia 29 de março, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

A Fundação A LORD
- Irá promover, durante o mês de abril, no seu museu, pelas 14h30, as seguintes atividades gratuitas: Férias da Páscoa, entre os dias 6 e 13. Os interessados deverão realizar, obrigatoriamente, a sua inscrição entre os dias 27 e 31 de março; Ateliês de Artes Manuais “Molduras com Pérolas”, no dia 26. Todos os interessados deverão fazer ou confirmar, obrigatoriamente, a inscrição.

Junta de Freguesia
– Convida a população a estar presente na Organização das Jornadas Culturais 2017. Assim, irá ter lugar na Junta de Freguesia, no dia 28 de março, às 21h, reunião de planeamento. Agradecemos a presença de todos.

Cooperativa Agrícola de Paredes
- Informa que a candidatura aos subsídios para os agricultores de Lordelo realizar-se-á dia 8 de maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário