sábado, 9 de maio de 2015

Folha Dominical n.º 24 de 10 de maio de 2015





Respondei

1. Convite à oração: Somos chamados a “responder”, isto é, a corresponder ao amor de Deus, que nos amou primeiro. O Papa Francisco recorda-nos muitas vezes que Deus nos «primeireia» (EG 24). Deus antecipa-se. E é Ele que primeiro nos ama e nos chama. E é Éle que primeiro nos cura e salva. E é Ele que primeiro nos vê e atrai. A vida cristã é resposta a este «primeiro» amor de Deus. Comecemos a nossa oração, correspondendo a Deus, com o nosso coração aberto a ele, dizendo: “Senhor, estamos aqui, para Vós. Que quereis de nós”?
2. Leitura bíblica: “Poderá alguém recusar a água do batismo aos que receberam o Espírito Santo como nós”? (At.10,25-48).
3. Breve diálogo sobre este texto bíblico: a) A resposta de muitos pagãos à pregação dos apóstolos é surpreendente. Os judeus convertidos à fé cristã ficam maravilhados ao perceber que o Espírito Santo não conhece fronteiras. Quem responde e corresponde assim ao amor de Deus, convertendo-se a Cristo, não pode deixar de ser acolhido na comunidade dos crentes, pois Deus não faz aceção de pessoas. Ele tem e mantém a porta aberta, a quantos se deixam tocar por Ele, acolhendo o Seu Espírito de amor. Somos chamados a receber os dons de Deus e a partilhá-los, numa Igreja de portas abertas: “a Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai” (EG 47). b) Um modo de corresponder «aos de fora» que estão recetivos à fé, um dos sinais concretos desta resposta e desta. Muitas vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa” (EG 47).
4. Gesto: “E para mim, esta é a chave”, diz-nos o Papa Francisco: “sair ao encontro de Deus que habita na cidade e nos pobres. Sair para se encontrar, para ouvir, para abençoar, para caminhar com as pessoas. E facilitar o encontro com o Senhor”. Na verdade, “temos mais facilidade para fazer crescer a fé do que para a ajudar a nascer” (Discurso, 27.11.2014). Procuremos, nesta semana, sair ao encontro de pessoas, que, mesmo distantes da Igreja, guardam Deus, nos seus desejos mais profundos. Façamo-lo “através de um diálogo parecido com aquele que o Senhor teve com a samaritana, junto do poço onde procurava saciar a sua sede” (EG 72). Dêmos uma resposta a quem nos procura, quando procura a Deus!
5. Ave-Maria
6. Oração (Regina Caeli, adaptado) Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia! Ressuscitou como disse, Aleluia! Rogai por nós a Deus, Aleluia! Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia! Senhor, nosso Deus, que derramastes os dons do Espírito Santo, sobre a Virgem Maria, em oração com os Apóstolos, concedei-nos, pela sua intercessão, a humildade para receber o mesmo Espírito, e a criatividade para  corresponder ao desejo de Deus, por parte de tantos irmãos, abrindo-lhes a porta da fé, para que conheçam a alegria do evangelho, que é Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

2ª feira, dia 11 de maio, missa de 30.º dia de Eduardo Campos Cardoso da Silva, de 30.º dia de Augusto Ribeiro da Silva e de 7.º aniv. de Manuel Moreira Machado, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 12 de maio, missa de 30.º dia de Generosa Dias de Sousa, às 19:30h, no Vinhal.
- Procissão de Velas, às 21h, na Igreja.

4ª feira, dia 13 de maio, missa de aniv. de Adília Ferreira, marido José Carneiro Neto, filho Paulo e de 11 meses de António Coelho, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 14 de maio, missa de aniv. de Daniel Ferreira da Silva, de 3.º aniv. de Maria Ermelinda Gonçalves da Cunha, pai Aurélio, afilhado Arnaldo e cunhado Augusto, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 15 de maio, missa de 3.º aniv. de Maria Ferreira Pelota, marido Joaquim, filhos António, Zeferino e Miguel e de Laurinda Martins Ribeiro, às 19:30h, na Igreja.

Sábado, dia 16 de maio, missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 30.º dia de Arnaldo Esteves, de 5 meses de Álvaro de Jesus, pais, sogros e familiares e de 45.º Aniversário da ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LORDELO.

Domingo, dia 17 de maio, missa às 8h no S. José, às 9h no Vinhal de 83 anos de nascimento de Arménio Carneiro Pinto, e às 11h na Igreja de Maria de Lurdes Ferreira Barbosa, filhos Francisco e José e pais Ana e António.


 Ofertório do próximo domingo
- Reverte para os Meios de Comunicação Social.

Terço da Mãe Peregrina - Domingo, dia 17 de maio, às 15h, na Igreja.

Oração Adoração - De toda a comunidade, domingo, dia 17 de maio, às 16h, na Igreja.

Fotobiografia do Papa Francisco
- A partir do dia 10 de maio, aos sábados e domingos, grátis com o JN, uma coleção de 7 livros, de 32 páginas, sobre a Fotobiografia do Papa Francisco. Esta coleção apresenta a sua vida desde a infância em Buenos Aires, a sua chamada à fé, a entrada nos Jesuítas, a sua carreira pastoral na Argentina, como acede ao Papado em 2013 e os seus primeiros anos como Papa.

Dia Diocesano da Família
– Convidam-se todos os casais que fazem este ano 10, 25, 50 ou 60 anos de casados para a Celebração do dia Diocesano da Família em Santo Tirso. Os interessados em participar devem inscrever-se até dia 13 de maio, no escritório da Igreja. O transporte é gratuito.

A LORD
- No próximo dia 23 de maio a Fundação irá proporcionar uma visita cultural ao Museu da Lapa, em Sernancelhe. As inscrições iniciarão na segunda-feira, dia 11, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, na sede da Fundação A LORD. Todos os interessados deverão pedir à colaboradora, Albina Silva, a senha da ordem de chegada, que entregarão no balcão a partir das 9h30, juntamente com o cartão de identificação civil, cartão de contribuinte ou cartão de cidadão e uma comparticipação de 10 euros. O limite é de três inscrições por pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário