sábado, 16 de maio de 2015

Folha Dominical, n.º 25 de 17 de maio de 2015





 Ide


1. Convite à oração: Reunidos à mesa, com Jesus, presente no meio de nós, deixemos que Ele faça descer sobre nós o seu Espírito Santo, para podermos receber a força do alto, que faz de nós testemunhas do evangelho, em toda a parte. Deixemo-nos tocar pelas suas mãos benignas, com que nos abençoa. E comecemos a nossa oração, dizendo: “Vinde, Espírito Santo. Benfeitor supremo, em todo o momento, habitai em nós e sede o nosso alento”!

2. Leitura do evangelho: “Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze (apóstolos) e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc.16,15-20);

3. Breve diálogo sobre este evangelho; a) Jesus parte para ficar. E nós ficamos para partir. Jesus coopera connosco na missão. Nós não O substituímos. Não fazemos as vezes de um “ausente”. Ele permanece em nós e no nosso meio. Vai à nossa frente e já se encontra naqueles a quem O vamos anunciar; b) “Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede” (EG 20);

4. Gesto: “Todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20)! Procuremos, em família, conhecer melhor o vizinho, que porventura estará distante de nós; procuremos ir ao encontro dos sós, dos doentes, dos idosos. “Demos um testemunho concreto de misericórdia e de ternura, que procura estar presente nas periferias existenciais e pobres. Aprendamos a trabalhar juntamente com quantos prestam serviços eficazes em benefício das pessoas mais pobres”(Papa Francisco, Discurso, 27.11.2014)!

5. Ave-Maria;

6. Oração conclusiva: Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia! Ressuscitou, como disse, Aleluia! Rogai por nós a Deus, Aleluia! Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia! Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Ámen. Aleluia!


2ª feira, dia 18 de maio, missa de aniv. de Joaquim Ferreira Moreira, e de aniv. de Deolinda Rosa Ferreira Martins Barbosa, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, 19 de maio, não há eucaristia.

4ª feira, dia 20 de maio, missa de 30.º dia de Maria Gracinda Nunes Ferreira, às 19:30h, na Igreja.

5ª feira, dia 21 de maio, missa de 30.º dia de Aprízio Carlos dos Santos Ribeiro, de aniv. de António Moreira Martins, de Miguel Ferreira Pelota e pelos pais de Maria Lucinda Martins Lopes e Cármen Ferreira da Costa, às 19:30h, no S. José.

6ª feira, dia 22 de maio, não há eucaristia.

Sábado, dia 23 de maio, Festa do Compromisso, do 9.º ano de catequese, dos 3 centros, às 15h, na Igreja, com a presença dos pais.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 3 meses de Diamantino Moreira Marques e esposa Maria Amélia Moreira Ribeiro.

Domingo, dia 24 de maio, missa às 8h no S. José de 3 meses de Abílio Martins dos Santos, às 9h no Vinhal de 30.º dia de Américo Ferreira da Cunha e de mais um mês de Américo da Silva Gonçalves, e às 11h na Igreja, com a Festa do Envio do 10.º ano de catequese, dos 3 centros, com a presença dos pais.

Ofertório do próximo domingo, reverte para a Acção Pastoral Diocesana.

Reuniões:
- Da Conferência São Vicente de Paulo, 3.ª feira, dia 19 de maio, às 21h, na casa da Sra. Rute.
- Para os pais das crianças do 6.º ano de catequese, dos 3 centros, 6.ª feira, dia 22 de maio, às 21:30h, no Centro Paroquial da Igreja.

Peregrinação a Fátima
- O 5.º ano de catequese está a organizar uma peregrinação a Fátima, no dia 10 de junho. Ainda há lugares disponíveis para quem quiser participar devendo contactar o Sr. Vicente ou o Sr. José Machado. Contacto 911775971.

Passeio da Câmara
- A Câmara Municipal de Paredes, avisa todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade que estejam interessadas em participar no “Encontro Entre Nós – Verão 2015”, que deverão dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia até ao próximo dia 1 de Junho, a fim de efetuar a sua inscrição. O passeio da freguesia de Lordelo será no dia 26 de junho e terá como destino Amarante.

Caminhada Solidária
- No próximo domingo, dia 24 de maio, às 9:30h, no Pavilhão Rota dos Móveis, realizar-se-á uma caminhada solidária a favor da “Sol Sem Fronteiras”. A inscrição deverá ser feita na Junta de Freguesia e terá um custo de 2€. Esta iniciativa é promovida pelo Clube Europeu da Escola Secundária de Vilela.

A LORD
- A Fundação A LORD irá realizar os cursos Noções Básicas de Informática, Informática na Ótica do Utilizador e Informática-Internet, em horário laboral, para adultos. As inscrições iniciarão na segunda-feira, dia 18, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na sede da Fundação A LORD. Todos os interessados deverão entregar o cartão de identificação civil, cartão de contribuinte, cartão da segurança social ou cartão de cidadão, uma fotografia tipo passe e uma comparticipação de 5€. Para mais informações, contacte a Instituição (224 447 357). A Academia da Fundação A LORD irá promover o ateliê Artes Manuais: flores em caixas de ovos no dia 20 de maio, pelas 14h30. Os interessados deverão dirigir-se à Academia para fazer a inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário