sábado, 2 de maio de 2015

Folha dominical, n.º 23 de 3 de maio de 2015



Dia da Mãe

Guardai

1. Convite à oração: Nesta semana, somos convidados a guardar a Palavra. Este “guardar” não significa fazer do coração um “museu” onde a Palavra de Deus se “conserva” e se “esconde” com segurança. Guardar o tesouro da Palavra é vivê-la a partir de dentro, a partir da união vital com Senhor, e levando-a à prática. Jesus louvou sua Mãe, Maria, porque se distinguia entre aqueles “que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (Lc.8,21), isto é, a levam à prática. Olhando, para a Mãe de Jesus, façamos do coração o terreno onde se guarda e germina a Palavra de Deus. E digamos: “Senhor, que a Tua Palavra permaneça em nós e dê  muito fruto»;
2. Leitura Bíblica: “Quem guarda os seus mandamentos, permanece em Deus e Deus nele” (I Jo.3,18-24);
3. Breve diálogo sobre este texto bíblico 
a) São João é muito concreto e não nos deixa cair na ambiguidade de um amor sentimental, que não nos comprometa. Por isso, guardar os mandamentos é um sinal da verdade do amor, que se vive, na prática da nossa relação com os outros. Noutro passo, pode ler-se: “Quem diz: «Eu conheço a Deus», mas não guarda os Seus mandamentos é um mentiroso e a verdade não está nele; ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele” (Jo.2,4);
b) Por isso, a melhor maneira de guardar em lugar seguro a Palavra é espalhá-la por toda a parte, levá-la à prática. Muitas vezes a evangelização não é apenas anúncio mas também gesto. Se o anúncio não é operativo e o gesto não fala, então algo não está bem. Como dizia o Papa emérito Bento XVI, “o cristão sabe quando é tempo de falar de Deus e quando é justo não o fazer, deixando falar somente o amor. Sabe que Deus é amor (cf. 1 Jo 4, 8) e torna-Se presente precisamente nos momentos em que nada mais se faz a não ser amar” (DEC 5). Deste modo, a Igreja não cresce por proselitismo, mas «por atração»” (EG 14). Isto é, ela cresce, porque se torna lugar belo e apetecível, comunidade aberta e missionária, cuja gozosa alegria, irradia e atrai os outros;
4. Gesto: Tenhamos, esta semana, a ousadia de não guardar para nós as coisas boas da vida cristã. Podemos convidar outros a participar na nossa missa, a entrar na nossa Festa, a participar numa iniciativa da nossa comunidade. Quem sabe, a surpresa do nosso convite é o primeiro «empurrão» de que alguém espera… para seguir Jesus?! E não esqueçamos de «amar» e, por este amor concreto, deixar Deus falar;
5. Ave-Maria;
6. Oração (Regina Caeli, adaptado) Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia! Ressuscitou como disse, Aleluia! Rogai por nós a Deus, Aleluia! Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia! Ó Deus, que alegrastes o mundo  com a Ressurreição do vosso Filho, fazei que, venerando Maria, guardemos sempre os vossos mandamentos e levemos aos nosso irmãos o amor, fonte das verdadeiras alegrias. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. R/ Ámen.


2ª feira, dia 4 de maio, missa de 2 meses de Joaquim do Couto Ribeiro, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 5 de maio, não há eucaristia.

4ª feira, dia 6 de maio, missa por Rosa Ferreira, faz 17 anos que faleceu, marido Eduardo Rodrigues e filhos António e Florinda Ferreira Rodrigues, às 19:30h, no S. José.

5ª feira, dia 7 de maio, missa de mais um mês de Joaquim da Conceição Alves de Sousa, às 19:30h, no S. José.

6ª feira, dia 8 de maio, missa de 30.º dia de António Moreira Neto, às 19:30h, no Vinhal.

Sábado, dia 9 de maio, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de mais um mês de Eunice Amélia Valente Leal e mãe Maria José.

Domingo, dia 10 de maio, missa às 8h no S. José de mais um mês de Constantino Ribeiro Alves, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de António Moreira das Neves.


Oferta para as Obras da Igreja do Lugar do Outeiro A
– Deu 530,00€.

Oração do terço
 - Todos os dias, do mês de maio, sendo à terça-feira e sábado às 20:30h, e nos restantes dias às 21h, na Igreja.

Reuniões:
- Da Comissão Permanente, 2.ª feira, dia 4 de maio, no fim do terço, no Centro Paroquial da Igreja.

A LORD
- A Academia Fundação A LORD irá promover as seguintes atividades: Sessão de cinema com o filme A 11.ª Hora, no dia 5 de maio, pelas 15h00. A entrada é livre; Ateliê Culinária no micro-ondas, dia 6, pelas 14h30. Os interessados deverão dirigir-se à Academia para fazer a inscrição.

Bombeiros Voluntários de Lordelo
– Avisa-se toda a comunidade de Lordelo, que os Bombeiros Voluntários de Lordelo, vão fazer um peditório pela freguesia para angariação de fundos, no dia 10 de maio. Pedimos a vossa colaboração. Sabemos que as dificuldades afetam todos, como tal, também afeta os bombeiros. Juntos podemos fazer mais e melhor, ajude-nos a ajudar o próximo.

Excursões
- Rui Coluna tem um autocarro, dia 28 de junho a Valência, Melgaço, Senhora da Peneda, Lindoso, Ponte da Barca e Ponte de Lima. O preço é de 11,00€. Contacto: 917934192

Sem comentários:

Enviar um comentário