Caminho Comunitário
Por cima da cruz deverá ser colocado o lema desta Caminhada Quaresmal: “Desbravar trilhos de comunhão, alcançar caminhos de redenção”, apontando, desta forma, a cruz como bússola ou mapa que guiará a jornada daqueles que se propõe nesta quaresma a desbravar os trilhos e caminhos que nos farão chegar aos horizontes da vida do homem.
Em cada semana será inscrito num dos quadrados da cruz os lemas para cada semana: 1ª Semana: Eu quero acreditar…; 2ª Semana: Eu quero confiar…; 3ª Semana: Eu quero transformar…;4ª Semana: Eu quero descobrir…; 5ª Semana: Eu quero testemunhar…; 6ª Semana: Eu quero anunciar…
Caminho Pessoal
Desbrava O Teu Trilho: Há uma parte do caminho que só pode ser percorrido sozinho, mesmo que a caminhada seja feita em grupo. A quaresma é o tempo privilegiado à revisão de vida, ao encontro íntimo e pessoal de cada um com Deus. Como quem se retira no deserto, a quaresma, pode ser a possibilidade de cada homem esvaziar o seu coração para sentir a verdade da sua vida, reconhecer a sua fragilidade e descobrir a sua pobreza. A quaresma há de ser o espaço e o tempo em que cada homem mergulha dentro da sua própria vida para aí descobrir um Deus que o ama e desafia à conversão, à mudança de vida. Cada um é convidado a sintonizar o seu coração com o coração de Deus, a regressar às suas origens e a procurar os verdadeiros ideais.
Desta forma, nestes trilhos e caminhos que apresentamos para esta quaresma 2012, não podíamos deixar de apresentar um itinerário pessoal que seja um convite às nossas crianças e adolescentes a mergulhar neste encontro íntimo com a própria vida e com Deus.
Uma Só Meta, Várias Etapas: Sob o lema “desbrava o teu trilho”, apresentamos um itinerário pessoal que nos irá conduzir à Páscoa do Senhor, simbolizada aqui pela terra prometida. Seis etapas (uma para cada semana da quaresma) que nos farão alcançar a terra que um dia Deus prometeu aos nossos antepassados, símbolo da vida nova que Deus nos oferece pela ressurreição de Jesus. Em cada etapa recolhem-se alguns símbolos que nos ajudarão a alcançar a meta da redenção. Pelo caminho vários obstáculos poderão surgir no caminho, mas o peregrino de Deus é aquele que se apoia no Senhor para os superar.
Caminho Familiar
Jesus pede-nos que a família seja lugar que acolhe e gera vida em plenitude. Ela não gera apenas a vida física mas abre à promessa e à alegria. A família tem o seu ritmo, como a palpitação do coração; é o lugar de descanso e de impulso, de chegada e de partida, de paz e de sonho, de ternura. Respeitando este ritmo, propomos que este itinerário quaresmal seja vivido também no lar familiar.
Convidamos a que cada família construa também a sua cruz, usando para isso diversos materiais como cartão, madeira, cortiça ou outro material suficientemente resistente para que mais tarde possa vir a formar um cubo.
Colocando a cruz num lugar de destaque da casa, todas as semanas a família reúne-se para colocar a frase da semana numa das partes da cruz, escutar um pequeno texto bíblico e rezar uma breve oração.
Para todas as semanas serão lançados alguns desafios para a vida familiar. Tratam-se de pequenos gestos e atitudes que ajudarão a família a desbravar os trilhos de comunhão, alcançando caminhos de redenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário