sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Caminho: Desbravar trilhos de Comunhão, alcançar caminhos de Redenção

Caminho Comunitário

Em cada Igreja construir-se-á uma cruz que ficará exposta em lugar de destaque. Esta cruz, que poderá ser construída em madeira deverá ser composta por seis quadrados, uma para cada semana, ligados por pequenas dobradiças que permitirão que mais tarde formem um cubo. 
Por cima da cruz deverá ser colocado o lema desta Caminhada Quaresmal: “Desbravar trilhos de comunhão, alcançar caminhos de redenção”, apontando, desta forma, a cruz como bússola ou mapa que guiará a jornada daqueles que se propõe nesta quaresma a desbravar os trilhos e caminhos que nos farão chegar aos horizontes da vida do homem.
Em cada semana será inscrito num dos quadrados da cruz os lemas para cada semana: 1ª Semana: Eu quero acreditar…; 2ª Semana: Eu quero confiar…; 3ª Semana: Eu quero transformar…;4ª Semana: Eu quero descobrir…; 5ª Semana: Eu quero testemunhar…; 6ª Semana: Eu quero anunciar…


Caminho Pessoal

Desbrava O Teu Trilho:        Há uma parte do caminho que só pode ser percorrido sozinho, mesmo que a caminhada seja feita em grupo. A quaresma é o tempo privilegiado à revisão de vida, ao encontro íntimo e pessoal de cada um com Deus. Como quem se retira no deserto, a quaresma, pode ser a possibilidade de cada homem esvaziar o seu coração para sentir a verdade da sua vida, reconhecer a sua fragilidade e descobrir a sua pobreza. A quaresma há de ser o espaço e o tempo em que cada homem mergulha dentro da sua própria vida para aí descobrir um Deus que o ama e desafia à conversão, à mudança de vida. Cada um é convidado a sintonizar o seu coração com o coração de Deus, a regressar às suas origens e a procurar os verdadeiros ideais.       
Desta forma, nestes trilhos e caminhos que apresentamos para esta quaresma 2012, não podíamos deixar de apresentar um itinerário pessoal que seja um convite às nossas crianças e adolescentes a mergulhar neste encontro íntimo com a própria vida e com Deus. 
Uma Só Meta, Várias Etapas:           Sob o lema “desbrava o teu trilho”, apresentamos um itinerário pessoal que nos irá conduzir à Páscoa do Senhor, simbolizada aqui pela terra prometida. Seis etapas (uma para cada semana da quaresma) que nos farão alcançar a terra que um dia Deus prometeu aos nossos antepassados, símbolo da vida nova que Deus nos oferece pela ressurreição de Jesus. Em cada etapa recolhem-se alguns símbolos que nos ajudarão a alcançar a meta da redenção. Pelo caminho vários obstáculos poderão surgir no caminho, mas o peregrino de Deus é aquele que se apoia no Senhor para os superar.


Caminho Familiar

Jesus pede-nos que a família seja lugar que acolhe e gera vida em plenitude. Ela não gera apenas a vida física mas abre à promessa e à alegria. A família tem o seu ritmo, como a palpitação do coração; é o lugar de descanso e de impulso, de chegada e de partida, de paz e de sonho, de ternura. Respeitando este ritmo, propomos que este itinerário quaresmal seja vivido também no lar familiar.
Convidamos a que cada família construa também a sua cruz, usando para isso diversos materiais como cartão, madeira, cortiça ou outro material suficientemente resistente para que mais tarde possa vir a formar um cubo.
Colocando a cruz num lugar de destaque da casa, todas as semanas a família reúne-se para colocar a frase da semana numa das partes da cruz, escutar um pequeno texto bíblico e rezar uma breve oração.
Para todas as semanas serão lançados alguns desafios para a vida familiar. Tratam-se de pequenos gestos e atitudes que ajudarão a família a desbravar os trilhos de comunhão, alcançando caminhos de redenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário