sábado, 11 de março de 2017

Folha Dominical n.º 16 de 12 de março de 2017





Na segunda semana da Quaresma, o apelo «escutai-O», na cena da transfiguração (cf. Mt 17,1-9), convida-nos à escuta da PALAVRA, a voltar ao essencial. Na verdade “a Sagrada Escritura é fonte de alegria” (EG 5)! “O anúncio da Palavra cria comunhão e gera a alegria. Anunciando a Palavra de Deus, queremos comunicar também a fonte da verdadeira alegria, que brota da certeza de que só Jesus tem palavras de vida eterna” (cf. Bento XVI, Verbum Domini, 123).

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. P. Da Quaresma à Páscoa, caminhemos com Maria. R.Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!
P. Estamos a viver a 2.ª semana da Quaresma. Fomos interpelados à conversão e agora é-nos sugerida a meta: a nossa transformação, em Cristo. O Evangelho da Transfiguração desafia-nos a beber de uma fonte inesgotável: a Palavra de Deus, que Se fez Carne e mostrou o Seu rosto em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Deixemos ressoar, na nossa família, o apelo do Evangelho do domingo passado.

Do Evangelho segundo São Mateus (17,5)
“Uma voz dizia da nuvem: este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O”.
P. Na cena da Transfiguração, “mistério de luz por excelência” (RVM 21) faz-se ouvir a voz do Pai. O Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles (cf. Dei Verbum, 21). E deixa-nos este desafio: «Escutai-O», como se nos dissesse: «Escutai o meu Filho, que é o rosto humano da minha Palavra divina». Na verdade, a Luz de Deus reluz no rosto de Cristo (cf. RVM 21).
Esta semana bebamos mais desta fonte da alegria, que é a Palavra de Deus (cf. EG 5). Somos desafiados a escutar mais atentamente a Palavra de Deus, meditando, por exemplo, as leituras que a Igreja nos propõe, para cada dia. É muito importante familiarizarmo-nos com a Palavra, para fazer crescer o amor na nossa família. E assim a nossa família tornar-se-á cada vez mais um Templo onde habita o Espírito Santo (cf. AL 29). Sigamos o exemplo da Virgem Maria. Ela soube ouvir a Palavra de Deus, de modo tão perfeito, que pôde dizer: “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a Vossa Palavra” (Lc 1,38). Saibamos escutá-la, para a anunciar e fazer frutificar em alegria. E rezemos juntos.
- Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, primeira discípula do Senhor. R. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!


-------------------------------------

2ª feira, dia 13 de março, missa de 2 meses de Joaquim da Rocha Gonçalves, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 14 de março, missa de 7.º dia de Albino da Silva, de aniv. de Carlos Manuel da Silva Andrade e de 2.º aniv. de António Mieiro (Pereira), às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 15 de março, missa de aniv. de Maria Engrácia Barbosa da Silva, às 19:30h, no Vinhal.

5ª feira, dia 16 de março, missa de aniv. de Maria José Gonçalves Teixeira e de 93 anos de nascimento de José Ferreira da Silva, esposa Rosalina e noras Maria Deolinda e Maria da Conceição, às 19:30h, no Vinhal.

6ª feira, dia 17 de março, não há eucaristia.

Sábado, dia 18 de março, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina com a Celebração do C.P.M. às 19:30h na Igreja de aniv. de António Alves de Sousa, de Maria de Lurdes Nunes de Carvalho, marido José Ribeiro dos Santos e de 2 meses de Alice Moreira e marido Mário Augusto da Silva Lemos.

Domingo, dia 19 de março, Dia do Pai
Missa às 8h no S. José e aniv. de Maria Adelaide Ferreira Gomes, às 9h no Vinhal de Armindo Moreira Carneiro, filha Maria Manuela, filho Armindo Joaquim e sogros Américo Souto e Joaquina Alves, e às 11h na Igreja de José Joaquim Ferreira, pais Carolina e José, sogros Escolástica e António e cunhados Maria e Joaquim.

-------------------------------------

Encontro de Catequistas em Paredes
– Este domingo, dia 12 de março, às 16h, no Centro Pastoral de Paredes.

Ofertório do Próximo Domingo
– Dia 19 de março, reverte a favor da Caritas.

Via Sacra
- 6.ª feira, dia 17 de março, às 21h, na Igreja.

Terço da Mãe Peregrina
-Domingo, dia 19 de março, às 15h, na Igreja.

Oração – Adoração
– Domingo, dia 19 de março, às 15:30h, na Igreja.

Celebração do Dia de S. José
- Dia 20 de março, às 19:30h, no S. José. Contamos com a presença dos pais e crianças para ajudar a celebrar este dia.

Reuniões
– Da comissão Permanente, 2.ª feira, dia 13 de março, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

B. V. Lordelo
– O Presidente da Assembleia geral da Associação Humanitária dos B. V. L., convoca os sócios para uma assembleia geral ordinária dia 24 de março de 2017, a realizar no salão nobre da associação, pelas 21h.

Livro do Padre Manuel Pinto Prêda (Antigo pároco de Duas Igrejas e Cristelo)
– Estará à venda no próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 no final da Eucaristia.

ADIL
– Em função do disposto pelo n.º 1 do artigo 23.ª dos Estatutos, convocam-se os associados da ADIL, Associação para o desenvolvimento Integral de Lordelo, a reunir em sessão ordinária de Assembleia geral, pelas 14:30h no dia 25 de março de 2017, na sede da Associação, nos termos estabelecidos estatutariamente pela alínea b) do número 2 do art.º 22, com a seguinte ordem de trabalhos: 1- Apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e contas da gerência de 2016, bem como o parecer do concelho Fiscal; 2- Discussão de outros assuntos do interesse da Associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário