sábado, 25 de fevereiro de 2017

Folha Dominical n.º 14 de 26 de fevereiro de 2017



A caminho, com Maria, pelas Fontes da Alegria!





P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen. P. Da Quaresma à Páscoa, caminhemos com Maria. R. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!
P. Na Quarta-Feira de Cinzas iniciámos o nosso caminho para a Páscoa. Queremos fazê-lo, sob a guia e a companhia de Maria. A Mãe do Senhor é o mais belo exemplo do discípulo que escuta fielmente a Palavra de Deus e se deixa transformar por ela. Com Maria, seguiremos os passos de Cristo, até à Sua entrega amorosa na Cruz. Ali encontramos, firme e de pé, a Mãe de Jesus (cf. Jo 19,26). Nesta 1.ª semana da Quaresma, queremos, com Maria, pormo-nos a caminho, pelas fontes da alegria. E a primeira fonte da alegria, de que somos desafiados a beber, é a CONVERSÃO. Escutemos, então, a Palavra de Deus.

 “Jesus foi para a Galileia e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Convertei-vos e acreditai no Evangelho»”.

P. “Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia a chegada do Reino de Deus e nos convida à conversão” (RVM 21). Não se trata apenas de mudar as nossas atitudes e comportamentos maus. Trata-se também de deixar o nosso coração transformar-se pelo amor de Deus, de modo que sejam novos os nossos modos de pensar, de olhar e de viver, cada vez mais voltados para os outros. A conversão supõe mudar de direção, voltar o coração e toda a nossa vida para Deus.

E aqui a mensagem de Fátima vem ao nosso encontro, com o seu repetido apelo: «penitência, penitência, penitência» (FSE 11), que outra coisa não quer dizer senão: «conversão, conversão, conversão». “O convite à conversão, à oração e à penitência pretende desbloquear os obstáculos que nos impedem de experimentar uma bondade que procede de Deus” (FSE 3). Nesta semana, procuremos descobrir quais os obstáculos que nos impedem de viver como filhos de Deus e como irmãos uns dos outros. Pensemos um pouco no nosso programa de «conversão». O que quererá Deus mudar na minha vida? O que vou fazer para que Deus a possa transformar à Sua vontade? Dediquemos algum tempo a fazer o nosso programa de Quaresma. Aproveitemos as oportunidades que a nossa comunidade nos oferece. E rezemos, para que a nossa vida dê frutos de conversão.

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Refúgio dos pecadores! R. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

-------------------------------------------


2ª feira, dia 27 de fevereiro, missa de 30.º dia de Maria Rosa Ribeiro, de 4.º aniv. de Maria Rosa da Costa e Silva, marido, pais e sogros e de 9.º aniv. de Prof. Deolinda Rosa Alves Ferreira Moreira da Silva às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 28 de fevereiro, missa de 7.º dia de Maria Celeste Ferreira da Silva, às 19:30h, o Vinhal.

4ª feira, dia 1 de março
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Missa às 18:30h no Vinhal, às 19:30h no S. José de 2 meses de José Joaquim Ferreira, pais, sogros e cunhados, de 26 meses de António Ferreira Rodrigues, pais Eduardo e Rosa, sogros António e Maria Ermelinda e irmã Florinda e de Ilda Ferreira de Sousa, marido Emídio, neta Patrícia Marlene pais e irmãos e às 21h na Igreja de aniv. de Carlos Alberto Barbosa da Silva, de aniv. de José de Paiva Loureiro e de aniv. de António Moreira Ribeiro.

5ª feira, dia 2 de março, missa de 3.º aniv. de António de Sousa das Neves, esposa Arminda e família e de 11 meses de Eduardo Alberto da Silva Vaz e cunhado Jaime, às 19:30h, no Vinhal.

6ª feira, dia 3 de março, missa de 30.º dia de Paulo Jorge Cardoso Leal, às 19:30h, no S. José.

Sábado, dia 4 de março, missa das Crianças, às 15h, na Igreja.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de aniv. de Ana Rosa Moreira de Oliveira e de Maria de Lurdes Nunes de Carvalho e marido José Ribeiro dos Santos.

Dmingo, dia 5 de março, missa às 8h no S. José de 30.º dia de Fernando Ferreira de Sousa, às 9h no Vinhal, e às 11h na Igreja de Hélder Ricardo Dias de Sousa (Canavarro), António Ferreira Passos, esposa Maria José Alves Gomes, filha, genro e netos, de 2 meses de Barsinea da Silva Moreira, pais Manuel António e Deolinda e familiares, de Monique Alves Neto, sogros Luís e Noémia e cunhado Neca e de 4 meses de José Joaquim Barbosa Moreira esposa Isaltina e filho Luís.

-------------------------------------------

Peditório do Senhor
– Do Lugar da Vila e Bouço deu 166,50€.

Oração Adoração
– Domingo, dia 5 de março, às 15h, na Igreja.

Reuniões:
- Geral de Cantores, 2.ª feira, dia 27 de fevereiro, às 21h, na Igreja.
– Dos Representantes dos Lugares, 2.ª feira, dia 27 de fevereiro, às
 21h, no Centro Paroquial da Igreja.
– Do Plenário, 6.ª feira, dia 3 de março, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

Licenciatura em Tecnologias da Madeira
– O curso será lecionado em Lordelo e em Felgueiras (ESTGF) e o Município assegura o pagamento de uma bolsa, no valor anual das propinas, a todos os alunos que sejam residentes no concelho de Paredes. As inscrições encontram-se abertas até dia 25 de março, para o acesso aos maiores de 23.

A Fundação A LORD
- Irá promover, durante o mês de março, no seu museu, pelas 14h30, as seguintes atividades: Ateliês de Artes Manuais “Flores Gigantes”, no dia 1, “Almofada com pompons”, no dia 8 e “Animais feitos com meias”, no dia 22; Ioga “Exercícios para o combate da fadiga”, no dia 15; Sessão de Cinema “O Leão da Estrela”, no dia 29. Todos os interessados deverão fazer ou confirmar, obrigatoriamente, a inscrição.

Contributo Paroquial
– Já se iniciou o peditório do Contributo Paroquial. Caso pretendam recibo válido para efeitos de IRS devem comunicar ao representante ou pedir diretamente no escritório da Igreja. Agradecemos a colaboração de todos.

Excursão
- A Sra. Maria do Branca tem um autocarro para Fátima nos dias 12 e 13 de maio. Ainda há lugares disponíveis para dia 12 de março às Amendoeiras e dia 9 de abril a Fátima, Domingo de Ramos. Contacto: 224441971 / 910111733

Sem comentários:

Enviar um comentário