sábado, 27 de fevereiro de 2021

Folha Dominical nº 14 de 28 de fevereiro de 2021

 As nossas

raízes

                         

                        Neste segundo domingo da Quaresma, vamos até às raízes mais antigas
                        da nossa fé, até às origens do Povo de Deus. E aí encontramos a figura
                        patriarcal de Abraão. Ele tornou-se «nosso pai na fé» e nós fazemos parte
                        da sua descendência incontável.
                        Por isso, nesta Eucaristia:
                                    - queremos evocar e agradecer os que nos precederam na fé
                                    (Abraão, Moisés e Elias) e nos guiaram até Jesus, que é a                                                                   Palavra definitiva do Pai na nossa história.
                                    - queremos evocar e agradecer aqueles que estão nas raízes da
                                    nossa vida e nos transmitiram a fé, para estabelecermos com eles
                                    uma verdadeira aliança de gerações.

 

                                                                 ------------------------------- 

AGENDA

2ª feira, dia 1 de março, Missa de 30º dia de José Manuel Neto de Almeida (da Quinta da Batalha) e de Agostinho Dias de Sousa, faz 4 meses que faleceu, às 19h30min no S. José.

3ª feira, dia 2 de março, Missa de 7º dia de Maria Arminda Moreira de Almeida, às 19h30min Igreja.

4ª feira, dia 3 de março, Missa de 30º dia de Gonçalo Martins da Silva, às 19h30min na Igreja.

5ª feira, dia 4 de março, Missa pelas Nossas Casas, pais, filhos, avós, netos e todos juntos, às 19h30min no S. Roque.

6ª feira, dia 5 de março, Missa de aniv. de José Ferreira, às 19h30min na Igreja.

Sábado, dia 6 de março, Missa das crianças, às 15h e missa Vespertina, às 19h30min na Igreja.

Domingo, dia 7 de março, Missa às 8h no S. José de Margarida Martins de Sousa, marido Valentim, filho Joaquim e genro José e de Ilídio Ferreira da Silva, pais, sogros e família, às 9h no Vinhal e às 11h na Igreja de 30º dia de José António Soares de Barros, Barsinea da Silva Moreira, pais Manuel António e Deolinda e família, de Hélder Ricardo Dias de Sousa (Canavarro), avô José Dias, António Ferreira Passos, esposa Maria José Alves Gomes, filhos genro e netos e de Octávio Fernando Silva Brandão, faz mais 1 mês que faleceu, seus pais e sogro.

 Palavra de Deus para o III Domingo da Quaresma - L 1 Ex 20, 1-17 ou Ex 20, 1-3. 7-8. 12-17; Sal 18 (19), 8. 9. 10. 11; L 2 1 Cor 1, 22-25; Ev Jo 2, 13-25

 

                                                                 ------------------------------- 

 

Nota – a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou no dia 23 de janeiro de 2021 a suspensão das celebrações comunitárias da missa, até nova data a definir pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Assim sendo, as missas desta semana serão celebradas pelo padre Rui, sem a presença física da comunidade paroquial.

Ofertório para a Cáritas Portuguesa – no próximo Domingo, dia 7 de março. 

Via Sacra – 6ª feira, dia 5 de março, cada família em suas casas, como Igreja doméstica, fará a Via Sacra, a partir das 21h. Todos juntos na Arca d’Aliança.

Adoração ao Santíssimo – domingo, dia 7 de março, cada família em suas casas, como Igreja doméstica, fará uma adoração ao Santíssimo, a partir das 15h.

Catequese em Família – pede-se aos catequistas que contactem os catequizandos ao Domingo e marquem presença ou falta na ficha de catequese, se não participaram na missa, não estão a viver a Caminhada da Quaresma à Páscoa 2021.

Caminhada da Quaresma à Páscoa 2021 – O 2.º Domingo da Quaresma apresenta-nos, a promessa da descendência a Abraão, no qual são abençoadas todas as nações da Terra, permite-nos lançar um olhar sobre os nossos ascendentes, sobre os nossos maiores, sobre as nossas raízes familiares e mesmo sobre os que nos precederam na fé e no-la transmitiram Em família, encontraremos formas de valorizar as nossas raízes, por exemplo Realizar a Liturgia Familiar proposta e/ou adaptada; Construir e colocar no cantinho da oração a nossa árvore genealógica; Rebuscar fotos antigas e colocá-las no cantinho da oração; Homenagear ou prendar os nossos avós… ou outros idosos; Rezar pelos que já partiram.

"Todos família, todos irmãos" a descoberta da vida Batismal -  dia 2 de março, às 21 horas, tem lugar a 6ª sessão do ciclo «Todos família, todos irmãos», programado em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2020/2021. Esta sessão, é preenchida com a conferência «Todos irmãos mesmo? Uma leitura da Fratelli Tutti», proferida pelo P. Tony Neves, missionário espiritano. Atendendo à evolução do atual pandemia e tal como já aconteceu com as sessões anteriores, a sessão realizar-se-á por via digital. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário