As nossas
raízes
Neste segundo domingo da Quaresma, vamos até às raízes mais antigas
da nossa fé, até às origens do Povo de Deus. E aí encontramos a figura
patriarcal de Abraão. Ele tornou-se «nosso pai na fé» e nós fazemos parte
da sua descendência incontável.
Por isso, nesta Eucaristia:
- queremos evocar e agradecer os que nos precederam na fé
(Abraão, Moisés e Elias) e nos guiaram até Jesus, que é a Palavra definitiva do Pai na nossa história.
- queremos evocar e agradecer aqueles que estão nas raízes da
nossa vida e nos transmitiram a fé, para estabelecermos com eles
uma verdadeira aliança de gerações.
-------------------------------
AGENDA
2ª feira, dia 1 de março, Missa de 30º dia de José Manuel Neto de Almeida (da Quinta da Batalha) e de Agostinho Dias de Sousa, faz 4 meses que faleceu, às 19h30min no S. José.
3ª feira, dia 2 de março, Missa de 7º dia de Maria Arminda Moreira de Almeida, às 19h30min Igreja.
4ª feira, dia 3 de março, Missa de 30º dia de Gonçalo Martins da Silva, às 19h30min na Igreja.
5ª feira, dia 4 de março, Missa pelas Nossas Casas, pais, filhos, avós, netos e todos juntos, às 19h30min no S. Roque.
6ª feira, dia 5 de março, Missa de aniv. de José Ferreira, às 19h30min na Igreja.
Sábado, dia 6 de março, Missa das crianças, às 15h e missa Vespertina, às 19h30min na Igreja.
Domingo, dia 7 de março, Missa às 8h no S. José de Margarida Martins de Sousa, marido Valentim, filho Joaquim e genro José e de Ilídio Ferreira da Silva, pais, sogros e família, às 9h no Vinhal e às 11h na Igreja de 30º dia de José António Soares de Barros, Barsinea da Silva Moreira, pais Manuel António e Deolinda e família, de Hélder Ricardo Dias de Sousa (Canavarro), avô José Dias, António Ferreira Passos, esposa Maria José Alves Gomes, filhos genro e netos e de Octávio Fernando Silva Brandão, faz mais 1 mês que faleceu, seus pais e sogro.
Palavra de Deus para o III Domingo da Quaresma - L 1 Ex 20, 1-17 ou Ex 20, 1-3. 7-8. 12-17; Sal 18 (19), 8. 9. 10. 11; L 2 1 Cor 1, 22-25; Ev Jo 2, 13-25
-------------------------------
Nota – a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou no dia 23 de janeiro de 2021 a suspensão das celebrações comunitárias da missa, até nova data a definir pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Assim sendo, as missas desta semana serão celebradas pelo padre Rui, sem a presença física da comunidade paroquial.
Ofertório para a Cáritas Portuguesa – no próximo Domingo, dia 7 de março.
Via Sacra – 6ª feira, dia 5 de março, cada família em suas casas, como Igreja doméstica, fará a Via Sacra, a partir das 21h. Todos juntos na Arca d’Aliança.
Adoração ao Santíssimo – domingo, dia 7 de março, cada família em suas casas, como Igreja doméstica, fará uma adoração ao Santíssimo, a partir das 15h.
Catequese em Família – pede-se aos catequistas que contactem os catequizandos ao Domingo e marquem presença ou falta na ficha de catequese, se não participaram na missa, não estão a viver a Caminhada da Quaresma à Páscoa 2021.
Caminhada da Quaresma à Páscoa 2021 – O 2.º Domingo da Quaresma apresenta-nos, a promessa da descendência a Abraão, no qual são abençoadas todas as nações da Terra, permite-nos lançar um olhar sobre os nossos ascendentes, sobre os nossos maiores, sobre as nossas raízes familiares e mesmo sobre os que nos precederam na fé e no-la transmitiram Em família, encontraremos formas de valorizar as nossas raízes, por exemplo Realizar a Liturgia Familiar proposta e/ou adaptada; Construir e colocar no cantinho da oração a nossa árvore genealógica; Rebuscar fotos antigas e colocá-las no cantinho da oração; Homenagear ou prendar os nossos avós… ou outros idosos; Rezar pelos que já partiram.
"Todos família, todos irmãos" a descoberta da vida Batismal - dia 2 de março, às 21 horas, tem lugar a 6ª sessão do ciclo «Todos família, todos irmãos», programado em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2020/2021. Esta sessão, é preenchida com a conferência «Todos irmãos mesmo? Uma leitura da Fratelli Tutti», proferida pelo P. Tony Neves, missionário espiritano. Atendendo à evolução do atual pandemia e tal como já aconteceu com as sessões anteriores, a sessão realizar-se-á por via digital. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário