segunda-feira, 12 de março de 2012

III Domingo da Quaresma- Eu quero transformar...

3.º Etapa:       O Monte Sinai
Esta semana continuamos no alto, desta vez no monte Sinai. Todo aquele que se lança ao caminho sabe que só poderá alcançar a meta, se for capaz de seguir um conjunto de regras e obrigações que balizam a nossa caminhada pela vida. Com Moisés, no alto do Monte Sinai escutamos da boca de Deus os mandamentos que hão-de marcar a nossa relação com o Pai e com os irmãos nesta longa caminhada que nos conduzirá à terra prometida. As leis do Senhor não são proibições ou exigências como as leis dos homens. A lei do Senhor não pesa, é descanso para o coração dos homens. A lei do Senhor não é obscura, ela é luz para os olhos dos homens. A lei do senhor não é amarga, ela é mais doce que o mel. A lei do Senhor não é penosa, ela alegra o coração.
Nos trilhos e caminhos desta quaresma, a lei de Deus não será para ti um peso que tornará insuportável a tua caminhada. Pelo contrário, a lei do Senhor aliviará a tua carga e tornará mais leves os teus passos. Ela ajudar-te-á a descobrir quais os caminhos que deves seguir e quais os que deves evitar a fim de alcançares a terra prometida. Quem for capaz de acolher e viver a lei do Senhor encontrará a liberdade verdadeira, aquela que nos vem da nossa condição de filhos de Deus.

Obstáculos no caminho:        A desobediência/idolatria
Do Monte Sinai Deus chama-te à atenção para mais um obstáculo que deves ser capaz de contornar: “ Eu sou o Senhor teu Deus, que te fiz sair dessa terra de escravidão. Não terás outros deuses perante mim”. Por vezes, o caminho pode tornar-se numa difícil encruzilhada. Um só é o caminho que te conduzirá à terra prometida, mas muitos mais moram à espreita, desejando e ansiando que os teus pés os pisem. Muitas são as ocupações e distrações que te procuram desviar do teu caminho. Os ídolos e os falsos deuses são muitos: o dinheiro, a fama, o poder, a ganância… Cuidado! Não desobedeças á lei de Deus, não tropeces nos falsos prazeres e facilitismos que o mundo de hoje te oferece!
Ajuda para o caminho           A bússola
Agora que te preparas para descer o Monte Sinai e continuar a tua caminhada, recebes como ajuda para o teu caminho a bússola. Como instrumento de navegação e orientação, a bússola, nesta tua caminhada pode simbolizar os mandamentos da lei de Deus. Assim como a bússola, também a lei de Deus te ajudará a encontrar a direção certa a seguir. Quando te encontrares numa encruzilhada e tiveres dúvidas dos trilhos a seguir, a bussola da lei de Deus indicar-te-á o caminho a tomar.

Caminho Familiar
Reúne a tua família. No terceiro quadrado da cruz coloca a frase da semana: “Eu quero transformar”. Junto à cruz podes também colocar uma bussola, como sinal da lei de Deus que sempre nos indica a direção correta.
A família escuta o seguinte texto: “Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão.
Não terás outros deuses perante Mim. Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus, Honra pai e mãe, santificarás o dia de sábado, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a mulher do teu próximo». (Ex 20, 1-17)

Juntos rezam a seguinte oração: Senhor Jesus, as tuas palavras, são os nossos mandamentos, a nossa verdade e a nossa beleza. Infunde em nós o teu espírito! Aumenta o tamanho dos nossos corações para amar-mos como Tu. Ensina-nos a abrir os nossos braços, para podermos abraçar a todos como Tu. Abre a nossa mente e o nosso desejo de acolher a tua lei, para encontrarmos a liberdade verdadeira e fazermos da nossa família um templo de santidade. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário