segunda-feira, 5 de março de 2012

II Domingo da Quaresma- Eu quero confiar...

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu com eles para o alto de um monte” (Mc 9, 1)

2.º Etapa:       O Monte Tabor
Do deserto ao monte. Subimos a 660 metros de altitude para contemplar o relevo ondulado da Galileia, o lago de Genezaré, o cimo nevado do monte Hermon, o monte Carmelo e o Mar Mediterrâneo. Subimos ao alto da montanha para fazermos uma experiência de céu e mistério que nos ultrapassa. Com os pés assentes na terra, sentimos a brisa suave e fresca que nos faz mergulhar num mar de transcendência. Do alto, contemplamos a criação, expressão da beleza de Deus, presença silenciosa do seu amor.
O Monte Tabor é certeza, luz, alegria e presença de Deus. No cimo do Monte ouve-se clara e penetrante a voz do Pai, como no batismo e o Espírito envolve todos na nuvem santificadora. Eis que Deus se nos revela, faz-se presente diante do homem. Vale a pena a dureza da subida.  Aqui experimentas uma explosão de luz, um toque de céu. Nesta tua caminhada contemplas já um pouco da alegria permanente que alcançarás no fim da tua jornada. Não desistas. Coragem! É tempo de descer e continuar a caminhar.

Obstáculos no caminho:       A cobardia
Do alto da montanha, uma tentação pode assaltar o teu coração, a mesma que tomou conta de Pedro, Tiago e João: “Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias”. Por vezes, parecemos não ter muita vontade de descer à terra e enfrentar o mundo e os problemas do homem. No entanto, não podemos ficar com os olhos postos no céu, escondendo-nos da realidade concreta, sem vontade de intervir para renovar e transformar o mundo. Jesus convida-nos a continuar o caminho com garra e coragem para atolarmo-nos no mundo, nos seus problema e dramas, a fim de darmos o nosso contributo para um mundo mais justo e feliz. Ainda não chegou o momento para nos sentarmos, é preciso retomar o caminho para “passar” com o Mestre. Regressa ao mundo, segue o teu trilho!

Ajuda para o caminho:         A candeia
Nesta segunda semana da Quaresma, no Monte Tabor recebes a candeia sinal da luz que Jesus nos revelou na sua transfiguração. Luz que brota das nascentes pascais da terra prometida. Luz, sinal da vida nova que Deus nos oferece em Cristo ressuscitado!
Por vezes, o caminho pode ser tenebroso e escuro. A luz de Jesus iluminar-te-á sempre!

Caminho Familiar
Reúne a tua família. No segundo quadrado da cruz coloca a frase da semana: “Eu q
uero confiar”. Junto à cruz podes também colocar uma candeia ou um candelabro, como sinal da luz que Jesus nos revelou na sua transfiguração.
A família escuta o seguinte texto: “Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear.” (Mc 9, 2-4)
Juntos rezam a seguinte oração: Senhor Jesus, leva-nos até à montanha da oração. Queremos subir mais alto e estar mais perto da tua luz. Toca-nos com a tua divindade, contagia-nos com o

 teu alento e coragem! Leva-nos para um lugar calmo, onde os nossos olhos possam ver os teus e o nosso coração se encha do clarão da tua transfiguração. Que a nossa família aprenda a contemplar a tua presença, a escutar as tuas palavras e a acolher o teu consolo para nos tornarmos lar de vida e verdade, artífices da tua comunhão! Ámen


Sem comentários:

Enviar um comentário