sábado, 14 de março de 2020

Folha Dominical N.º 16 de 15 de março de 2020

           Renovar

   Sugestões batismais: Tem lugar, para os catecúmenos, a celebração do 1.º escrutínio, como experiência forte de quem se coloca “cara a cara” com Cristo. Durante a semana, faz-se a Entrega do Símbolo da Fé. Nesta semana, os batizados devem “agitar” as águas do Batismo, de modo a que não se tornem «águas passadas» que já não movem a vida; antes se tornem uma fonte de uma energia, que renova a vida, em cada dia. No final da celebração os fiéis podem ser convidados a levar do cântaro, colocado junto à videira, um pouco de água, para com ela, em casa, fazerem alguma oração ou algum gesto em memória do Batismo. Pode dar-se um sentido missionário a este gesto: Quem não tem fé não mata a sede! Mas quem tem a graça de a ter, está ligado a uma tarefa enorme: dar desta água bebida um testemunho ao longo de toda a sua vida” (Erri di Luca). Em comunidade, por que não participar num momento de leitura e meditação do Evangelho deste domingo, junto ao batistério? Pode concluir-se este momento de oração com a Oração da Bênção da Água (cf. Ritual do Batismo, n.º 54) e a aspersão da mesma.

  Sugestões práticas: Valorizar a água e o pão simples, em detrimento das bebidas doces, dos refrigerantes, ou dos bolos e da comida plástica. Deste modo, poderemos apurar o sentido do sabor, e estaremos mais despertos, para ter fome de Cristo, Pão da Vida, e mais preparados para ter sede de Cristo, rochedo de Água Viva, para a vida eterna! Em família, à volta da água, podemos fazer o sinal da cruz e uma oração.


                                                         --------------------------------------------------

Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.  

Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequese e reuniões.

Estas medidas devem ser completadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio, internet.

Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.

A Conferência Episcopal Portuguesa recorda ainda que, apesar do perigo efetivo, se devam evitar situações de pânico.


           Lisboa, 13 de março de 2020






                                                         --------------------------------------------------


 Peditório do Senhor 
–  Lugar de Parteira: deu 301.50€.

Alminhas do Café da Malga: deu 72€.


Bombeiros Voluntários de Lordelo 
  Francisco Manuel Moreira Leal, Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Lordelo, torna público que, nos termos dos Estatutos é convocada Assembleia Geral Ordinária para o dia 28/03/2020, a realizar no Salão Nobre da Associação, pelas 17.00h, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto um - Apreciação, discussão e Votação do Relatório e Contas e do Parecer do Conselho Fiscal referentes ao ano de 2019. Nos termos do Art2 32 do S único dos Estatutos, se à hora marcada não houver a presença de metade dos sócios, a Assembleia funciona meia hora depois, em segunda convocatória.

ALORD 
  Avisam-se a todos os cooperantes que no próximo dia 29 de março terá lugar a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa de Electrificação A LORD, pelas 9h00, no Salão Nobre desta Cooperativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário