sábado, 3 de junho de 2017

Folha Dominical n.º 28 de 4 de junho de 2017






A missão “é algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” (EG 273).

 P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; R. Ámen. Aleluia. Aleluia; P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria; R. Aleluia. Aleluia; P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

P. Com o Pentecostes, tem início a MISSÃO da Igreja. Ao longo do Tempo Pascal procurámos sair ao encontro dos outros, levando “o vinho novo” da “alegria do Evangelho”, que se renova e se comunica (EG 2). E agora, tal como os Apóstolos, “cheios do vinho doce do Espírito” (At 2,13) vivemos ainda com maior ardor e alegria a missão, experimentando e saboreando a “doce e reconfortante alegria de evangelizar” (EN 80; EG 9). Escutemos estas palavras, que nos dão conta da reação da multidão ao entusiasmo dos Apóstolos, depois do Pentecostes.

Do livro dos Atos dos Apóstolos (2,12-13)
“Estavam todos assombrados e, sem saber o que pensar, diziam uns para os outros: «Que significa isto»? Outros, por sua vez, diziam troçando: «Estão cheios de vinho doce»”.

P. Vivemos esta caminhada, escolhendo como símbolo uma ânfora, recordando as bodas de Caná, em que o chefe de mesa se mostrava surpreendido pela abundância do melhor vinho, que apareceu no fim (Jo 2,11). O vinho é o símbolo da alegria e esta alegria é fruto do Espírito Santo, que nos projeta agora em missão. A nossa missão não convencerá ninguém se o nosso rosto e a nossa vida não estiverem cheios da alegria.

Aprendamos de Maria, Estrela da evangelização, a fazer da missão uma fonte de alegria para nós e para os outros. “Lúcia assumirá como missão da sua vida transmitir a todos o amor de Deus manifestado no Coração Imaculado de Maria. Viverá para recordar ao mundo, não a miséria do que existe, mas a grandeza da misericórdia divina, deixando assim transparecer «o que as aparições de Nossa Senhora, na Cova da Iria, tinham de mais íntimo». É na fidelidade a esta missão que, mesmo a partir da clausura da sua vida monástica, dará testemunho ao mundo de que o segredo da felicidade é viver no amor” (FSE 9).

Pai-Nosso; 10 Ave-Marias; Glória; P. Maria, Estrela da nova evangelização. R. Aleluia. Aleluia. P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria! R. Aleluia. Aleluia.

----------------------------

2ª feira, dia 5 de junho, missa de 7.º dia de Alexandrina Ferreira, de 2 meses de Maria Fernanda da Costa Campos Júnior, de 2.º aniv. de Serafim Fernando Dias da Silva e de 12.º aniv. de Adélia Moreira Leal, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 6 de junho, missa na Capela de São Roque, às 19:30h, para preparação do dia de São Roque.

4ª feira, dia 7 de junho, missa de 7.º dia de Joaquim de Oliveira da Silva e de mais um mês de Laurinda Moreira, às 19:30h, no S. José.

5ª feira, 8 de junho, missa de 10.º aniv. de José Fernandes Oliveira Rodrigues, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 9 de junho, missa de 2 meses de Paulo César Freitas Carneiro, avós e tios e de 7.º aniv. de Maria de Lurdes Dias da Silva, marido Júlio, filho Mário, pais e irmãos, às 19:30h, na Igreja.

Sábado, dia 10 de junho, missa das Crianças, às 15h, na Igreja com a Celebração da Festa do Envio do 10.º ano de catequese e a Celebração da Festa do Credo do 5.º ano de catequese.
Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 30.º dia de Hernâni Manuel Moreira Machado, de 8 meses de Ilda Augusta Coelho Barbosa de Lemos Barros, marido Mário, filho António, neta Daniela e Anselmo Marques, de Fernando Ferreira de Sousa, de Teresa Oliveira Martins, marido Manuel Avelino, filhos Constantino e José Avelino e de aniv. de Serafim Fernando Barbosa da Silva, esposa Isaura, pai José Dias da Silva, faz anos que nasceu, irmão Roberto Carlos e sobrinha Patrícia Marlene, com a Celebração dos Casais Jubilados.

Domingo, dia 11 de junho, missa às 8h no S. José de Ilídio Ferreira da Silva, pais, sogros e família e de mais um mês de Fernanda Ferreira de Sousa, marido Albino Morais da Silva e família, às 9h no Vinhal, e às 11h MISSA SOLENE DA FESTA DE SÃO ROQUE e SANTA TECLA no ARRAIAL DA CAPELA DE SÃO ROQUE, COM A BÊNÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS FINALISTAS, 14 meses de Octávio Fernando da Silva Brandão, pais e sogro e António Ferreira Neto.
- A Procissão da Festa de S. Roque e Sta. Tecla sai às 17h.
- Missa às 19h, na Capela de Santa Rita em Cerqueda.

----------------------------

Encontro para todos os Crismandos
– Na próxima 6.ª feira, dia 9 de junho, às 21h:30, na Igreja

Encontro de preparação para a Profissão de Fé
– Confissões às 9h para a catequese do centro da Igreja e às 10h para a catequese do centro do Vinhal e de S. José

Equipa da Pastoral Familiar
– Convida todos os grupos paroquiais a assistirem ao filme “A Família Bélier”, que será exibido, no próximo dia 9 de junho, na Celer em Rebordosa, às 21h.

Licenciatura em Tecnologias da Madeira
– O curso será lecionado em Lordelo e em Felgueiras (ESTGF). O Município assume o pagamento das propinas, no valor de 1.000,00€ para os residentes no concelho de Paredes, garantido o transporte entre as instalações. Informações 255 788 800.

Excursão
– Pela Mãe Peregrina a Aveiro, dia 9 de julho. Os interessados em participar devem contactar a Sra. Maria da Conceição, contacto: 224440057.

A LORD
No próximo dia 10 de junho, realizar-se-á o encontro de orfeões XVIII OrffLORD pelo Orfeão da Fundação A LORD, Coral da Misericórdia de Santo Tirso e Coral Polifónica da AVCR San Mamede de Zamáns (Espanha), no Auditório da Fundação A LORD, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).

B. V. Lordelo
Os Bombeiros de Lordelo, informam que em parceria com o Centro Qualifica, vai iniciar o programa de certificação RVCC com equivalência ao 9.º e 12.º ano, em horário pós-laboral. As inscrições estão abertas, sendo que os interessados se devem dirigir à secretaria da instituição. Na próxima 5.ª feira, dia 8, irá decorrer uma sessão de esclarecimento pelas 21h, no salão nobre desta.

Sem comentários:

Enviar um comentário