sábado, 18 de abril de 2015

olha Dominical n.º 21 de 19 de abril de 2015




Festa da Nossa Senhora do Alívio

Levai

1. Convite à oração: Jesus Ressuscitado surpreende-nos e a sua forma de se manifestar desconcerta-nos. Nunca é como projetámos, como imaginávamos, como desejaríamos. Precisamos de aprender a lógica de Deus, cujos pensamentos e caminhos são tão diferentes dos nossos. Comecemos a nossa oração, invocando, do Espírito Santo, os dons da sabedoria, do entendimento, da ciência, para saborearmos e compreendermos o que o Senhor nos diz, o que nos pede, o que quer de nós. Façamo-lo em silêncio, dizendo, por exemplo: «Vinde, Espírito Santo, enchei o nosso coração, com a luz do entendimento”…
2. Leitura do evangelho: “Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas»” (Lc.24,35-48).
3. Breve diálogo sobre este evangelho: a) Os vários encontros de Cristo Ressuscitado com os discípulos servem para os confirmar na fé, para os ajudar a compreender o mistério da sua vida, da sua morte e ressurreição. Mas essa compreensão, que se torna uma alegre notícia, que enche de alegria o coração dos batizados não pode ficar guardada dentro de portas. É preciso “pregar em nome de Jesus”, ser “testemunha” de tudo quanto se sabe e se vive no encontro com Ele. b) Somos chamados a levar Cristo aos outros e os outros a Cristo. Diz-nos o Papa Francisco: “Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus” (E.G. 127)
4. Gesto: levar a chave da alegria do evangelho, tendo a coragem de mergulharmos naquilo que é estranho ou diferente, para nós. Procuremos, durante esta semana, ter uma conversa com alguém que precise da luz da fé e do amor de Jesus, para compreender o sentido da sua vida. “E isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho” (E.G. 127). Não esqueçamos de rezar pelas vocações consagradas.
5. Pai-Nosso
6. Oração (cf. EG 288, adaptado) V/ Dai-nos, Senhor, um novo ardor de ressuscitados, para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. R/ Ámen. Aleluia. V/ Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos
para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga! R/ Ámen. Aleluia.

Agenda

2ª feira, dia 20 de abril, não há Eucaristia.

3ª feira, dia 21 de abril, missa pelos pais de Maria Lucinda Martins Lopes e Cármen Ferreira da Costa e por Miguel Ferreira Pelota, às 19:30h, no S. José

4ª feira, dia 22 de abril, missa de 30.º dia de Maria Fernanda de Sousa Coelho, às 19:30h, no S. José.

5ª feira, dia  23 de abril, missa de aniv. de Angelina Rosa Cardoso, de aniv. de Fernanda Ribeiro da Silva, de 2 meses de Diamantino Moreira Marques e esposa Maria Amélia Moreira Ribeiro, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 24 de abril, missa de mais um mês de Américo da Silva Gonçalves, às 19:30h, no Vinhal.

Sábado, dia 25 de abril, missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 5 meses de Francisco Ferreira de Sousa, de 4.º aniv. de Rosa Simões da Silva, marido António Dias Ferreira, filhos Manuel e Luís e de 4.º aniv. de Fernando Moreira das Neves.

Domingo, dia 26 de abril, missa às 8h no S. José, às 9h no Vinhal de 7 meses de José Pinheiro de Sousa, esposa Maria de Lurdes Ferreira Alves, de mais um mês de Nilza Dias Nogueira, marido Belmiro Cunha Ferreira e de Emília Ribeiro Martins e marido António Moreira, e às 11h na Igreja.

Ofertório do próximo domingo, reverte a favor das vocações.

Oração – Adoração, pelas Vocações
- Domingo, dia 26 de abril, às 16h, na Igreja.
Encontro da catequese de adultos - 6.ª feira, dia 24 de abril, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

Reuniões:
- Da Comissão Permanente, 2.ª feira, dia 20 de abril, às 21h, no Centro da Igreja.
- Para os pais dos adolescentes do 8.º ano que vão a Fátima, 5.ª feira, dia 23 de abril, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

Ajude a ADIL
- É fácil e não lhe traz custos. Basta preencher o Campo 901 do Anexo H da declaração de IRS com o número de contribuinte da ADIL: 502 583 169.

A LORD
- A Academia Fundação A LORD irá promover um ateliê, nomeadamente de Artes Manuais – Patchwork embutido, dia 22, pelas 14h30. Os interessados deverão dirigir-se à Academia para fazer a inscrição. No próximo dia 25 de abril, no Auditório da Fundação A LORD pelas 21h e 21h30 terá lugar, respetivamente, a abertura da exposição de fotografia Olhar e Sentir: Registos, de Almerindo Loureiro, seguida do espetáculo O Brado da Terra, pelo Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).

Junta de Freguesia
- No próximo dia 20 de abril, realizar-se-á na junta de freguesia de Lordelo, pelas 21h, o início dos trabalhos para a organização das Jornadas Culturais 2015, para a qual convidamos todos os representantes das instituições e associações de Lordelo, bem como todos os interessados em participar nas mesmas a estarem presentes. No próximo dia 25 de abril, na junta de freguesia de Lordelo, pelas 9h (manhã), realizar-se-á a 7.º Sessão de Assembleia de Freguesia, conforme o Edital afixado no corredor da Igreja.

Excursões
- A Sra. Maria do Branca tem um autocarro para Fátima, no dia Mundial da Criança, dia 10 de junho. No dia 24 de maio, tem um autocarro para S. Bento de Porta Aberta, Gerês, Braga. Contacto: 224441971 / 910111733.

Sem comentários:

Enviar um comentário