segunda-feira, 23 de março de 2015

Folha Dominical n.º 17 de 22 de março de 2015


1. Convite à oração: estamos a caminhar para a reta final desta Quaresma, e já sentimos chegarem “os dias em que Cristo dirigiu preces e súplicas com grandes clamores e lágrimas Àquele que O podia livrar da sua morte” (cf.Heb.5,7-9). E, neste momento de oração, valia a pena colocar o nosso coração, diante da luz de Deus, como quem faz um “eletrocardiograma”, para que Ele renove o nosso coração, recrie a nossa vida. Comecemos a nossa oração dizendo: “Senhor, dai-me um coração novo”. E escutemos a promessa do Senhor, pela voz do profeta Jeremias: 

2. Leitura bíblica: “Naqueles dias, diz o Senhor: «Hei de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo». Já não terão de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: «Aprendei a conhecer o Senhor». Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas” (Jer.31,31-34).

3. Breve diálogo sobre este texto: a) O Profeta anuncia o dom de um coração novo, de um coração capaz de se deixar amar, por Deus, para poder amar o próximo. O coração novo é o coração transformado, pelo perdão de Deus. É esse perdão, que torna possível o nosso arrependimento. b) A Quaresma é um tempo favorável para renovar o nosso coração, para recriar a nossa vida, através do perdão, que o Senhor nos dá, de forma visível, «face a face», no Sacramento da Reconciliação. Estamos a aproveitar ou estamos a adiar ou a ignorar esta possibilidade? Sabemos quando se realizam as «Confissões» na nossa paróquia, ou em lugar mais próximo? Talvez digamos: “Cometi muitos pecados e muitas transgressões; se me arrepender, Deus perdoar-me-á?”. Eis a resposta de um sábio: “Não. Tu arrepender-te-ás, se Ele te perdoar”.

4. Gesto: Escrever na 5ª porta o nome de três pessoas, a quem devo pedir ou oferecer o perdão. Durante a semana, procurar um momento de encontro, para realizar um gesto de proximidade, de diálogo, de reconciliação. Se ainda não celebramos a reconciliação (confissão), vamos agendar e cumprir este compromisso.

5. Pai-Nosso;


6. Oração conclusiva: (Salmo 50) V/ Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas. R/ Dai-me, Senhor, um coração puro! V/ Criai em mim, ó Deus, um coração puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais repelir-me da vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. R/ Dai-me, Senhor, um coração puro! V/ Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos, e os transviados hão de voltar para Vós. R/ Dai-me, Senhor, um coração puro!

Agenda

2ª feira, dia 23 de março, missa de 30.º dia de Diamantino Moreira Marques, de 4.º aniv. de Floriano Moreira das Neves e de 3 meses de José Dias Martins,  esposa Maria de Lurdes, filhos Francisco e Manuel, genro Vitorino, neto Jorge Fernando e de 80 anos de nascimento de Joaquim Pisões, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 24 de março, missa de 30.º dia de Américo Moreira Coelho, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 25 de março, missa de 30.º dia de Abílio Martins dos Santos e de 4 meses de Francisco Ferreira de Sousa, às 19:30h, no S. José.

5.ª feira, dia 26 de março, missa de António Moreira Lamas, às 19:30h, no Vinhal.

6ª feira, dia 27 de março, missa de aniv. de Deolinda Moreira da Silva, às 19:30h, no S. José.

Sábado, dia 28 de março, missa Vespertina às 19:30h na Igreja de Maria de Barros Carneiro.

Domingo, dia 29 de março, missa às 8h no S. José de mais um mês de Maria da Conceição Moreira da Silva Mota e de 6 meses de Maximino Moreira Ribeiro, pais e sogros, às 9h no Vinhal de 6 meses de José Pinheiro de Sousa, esposa Maria de Lurdes Ferreira Alves, de mais um mês de Nilza Dias Nogueira, marido Belmiro Cunha Ferreira e de Emília Ribeiro Martins, e às 11h na Igreja Lucinda Ferreira, marido José Alves Coelho e de Maria de Barros Carneiro.

Avisos

Ofertório do Senhor – Lugar do Viveiro, Torre e Codeçais, deu 367,00€; Lugar da Vila e Bouçó, deu 202,00€, Lugar do Vinhal, deu 260,00€.

Contributo para as Obras da Igreja – Lugar do Vinhal A deu 420,00€ e Vinhal B deu 515,00€.

Contributo Penitencial – conforme intimamente resolver, deve ser entregue no momento do ofertório do Domingo de Ramos.

Reunião da Conferência São Vicente de Paulo, 3.ª feira, dia 24 de março, às 21h, na casa da Sra. Rute.

Confissões – No S. José, 2.ª feira, dia 23 de março das 14:20h às 16h. No Vinhal, 3.ª feira, dia 24 de março das 14:30h às 16h. Na Igreja, 4.ª feira, dia 25 de março das 14:30h às 16h.

Via Sacra
– 6.ª feira, dia 27 de março, às 21h, na Igreja; Via Sacra a Meda, domingo, dia 29 de março, às 14:30h, com inicio no Cruzeiro em Parteira.

Encontro de Catequistas
– Sábado, dia 28 de março, às 9h, em Rebordosa, no auditório da “A Celer”.

Grupo Cultural e Recreativo de Lordelo “Os expansivos”
- Convoca a Assembleia-geral para o dia 27 de março, pelas 21horas, com a seguinte ordem de trabalho: Ponto único: apresentação, discussão e votação do relatório de contas de gerência referentes a 2014, bem como do parecer do conselho fiscal. Se à hora marcada não se encontrarem reunidos mais de metade dos associados com direito a voto, a assembleia reunirá uma hora mais tarde, com a presença de qualquer número de sócios.

A LORD
- A Biblioteca da Fundação A LORD estará aberta ao público no sábado, dia 28 de março, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Às 15h haverá hora do conto, seguida de uma atividade de expressão plástica. A história da árvore Elvira, de Sofia Patrício, é o conto deste mês, dedicado às crianças dos 3 aos 10 anos. No próximo dia 28 de março, realizar-se-á o concerto Blind Zero – 20 anos em acústico, no Auditório da Fundação A LORD, pelas 21h30. Se estiver interessado/a, dirija-se à sede da Fundação para adquirir o(s) bilhete(s) ou reserve-o(s) pelo telefone 224 447 357 ou por e-mail geral@fundacaoalord.pt.

Ajude a ADIL
- É fácil e não lhe traz custos. Basta preencher o Campo 901 do Anexo H da declaração de IRS com o número de contribuinte daADIL: 502 583 169.

Cooperativa Agrícola do Concelho de Paredes
– A candidatura relativa aos subsídios para os agricultores de Lordelo é dia 30 de março de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário