sábado, 28 de fevereiro de 2015

Folha Dominical n.º 14 de 1 de março de 2015



Domingo II da Quaresma

V/ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/Ámen.

1. Convite à oração:
Também a nós, como a Pedro, Tiago e João, Jesus convida a “subir para um lugar retirado num alto monte”, onde possamos experimentar a beleza do encontro com Ele, sem as perturbações do ruído da cidade. Que este breve momento de oração nos ajude a estar «em família», «entre amigos», com Jesus no nosso meio. Digamos ao Senhor: “Que bom é estarmos aqui” (Mc.9,5).

2. Leitura do Evangelho:
“Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles” (cf. Mc.9,2-10).

3. Breve diálogo sobre este evangelho:
a) A certo momento, Jesus sentiu que os discípulos não estavam preparados para o escândalo da cruz. Por isso quis oferecer-lhes uma visão diferente da vida e da morte, de modo que não desanimassem nem se assustassem perante as dificuldades. Convidou-os a levantar-se, a subir a montanha. E eles viveram uma experiência do encontro com Cristo. Agora sabem que, para lá da cruz, está a luz. Para lá da morte, está a ressurreição. Mas no fim deste luminoso encontro, Jesus desafia-os a retomar o caminho: “Levantai-vos e não temais”.  b) Em família, todos sabemos o que custa “levantar-se” (da cama, da mesa, da oração), para voltar ao trabalho diário. “Estes momentos preciosos de repouso, de uma pausa com o Senhor na oração, talvez gostássemos de poder prolongá-los. Mas, como São José, temos de despertar do nosso sono; devemos levantar-nos e agir (cf. Rm 13, 11). A fé não nos tira do mundo, mas insere-nos mais profundamente nele. Isto é muito importante. Devemos caminhar em profundidade no mundo, mas com a força da oração.

4. Gesto:
Escrever na 2ª porta o nome de três pessoas, que te ajudam a levantar, ou que precisam da tua ajuda, para se levantarem, isto é, para se reanimarem, para retomarem a sua atividade. Durante esta semana não deixarás de os “tocar” e ajudares a “levantar”.

5. Pai-Nosso

6. Oração conclusiva:  
V/ Senhor, quando o desânimo e o medo nos fecharem dentro de portas, vinde até nós e dai-nos a vossa mão. Levantai-nos, cada manhã, Encorajai-nos para um novo dia, para que nunca nos faltem a vossa luz e a vossa completa alegria. R: Ámen.


Agenda

2ª feira, dia 2 de março, missa de 7.º dia de Abílio Martins dos Santos, e de Lino Alves Moreira Duarte, faz 82 anos que nasceu e esposa Maria da Conceição Barbosa Coelho, às 19:30h, no S. José.

3ª feira, dia 3 de março, missa de 7.º dia de Américo Moreira Coelho e de José da Conceição Moreira, faz 74 anos que nasceu, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 4 de março, missa de aniv. de Deolinda Ferreira, de aniv. de António de Sousa das Neves e de aniv. de Augusto de Sousa, às 19:30h, na Igreja.

5.ª feira, dia 5 de março, não há Eucaristia.

6.ª feira, dia 6 de março, missa às 19:30h, na Igreja.

Sábado, dia 7 de março, missa Vespertina às 19:30h na Igreja de mais um mês de Maria dos Anjos Moreira de Sousa e de mais um mês de Américo Dias de Oliveira.

Domingo, dia 8 de março, missa às 8h no S. José de 13 meses de Abílio Moreira Neto, às 9h no Vinhal de 4.º aniv. de Manuel Neto da Silva e esposa Maria Cesarina Ribeiro Marimba, e às 11h na Igreja.

Ofertório de domingo, dia 8 de março
- Reverte para a Cáritas Portuguesa.

Peditório do Senhor:
- Lugar da Corujeira, deu 177,00€; Lugar do Outeiro deu mais 14,00€.

Contributo para as Obras da Igreja:
- Lugar de Parteira F deu 339,00€.

Oração Adoração, pelo Apostolado da Oração
- Este domingo, dia 1 de março às 15h, na Igreja.

Reuniões:
- Dos Ministros Extraordinários da Comunhão, 2.ª feira, dia 2 de março às 21h, na Igreja.
- Da Comissão Permanente, 6.ª feira, dia 6 de março, no fim da Via-sacra, no Centro Paroquial da Igreja.

Encontros de pais
 - 2.ª feira, dia 2 de março, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja. Devem trazer a Bíblia.

Via-sacra
- 6.ª feira, dia 6 de março, às 21h, na Igreja.

A LORD
- No próximo dia 14 de março, a Fundação irá proporcionar uma visita cultural ao Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Inscreva-se na próxima 2.ª feira, dia 2, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, na sede da Fundação A LORD. Os interessados deverão pedir à colaboradora, Albina Silva, a senha da ordem de chegada, que entregarão no balcão a partir das 9h30, juntamente com o cartão de identificação civil, cartão de contribuinte ou cartão de cidadão e uma comparticipação de 10 euros. O limite é de três inscrições por pessoa. A Academia Fundação A LORD irá promover sessão de cinema com o filme Os Maias, pelas 15h00, no dia 3 de março. A entrada é livre. A exposição de fotografia Olhar e Sentir: Registos, de Almerindo Loureiro, estará patente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no foyer do Auditório da Fundação A LORD, até ao dia 30 de abril de 2015. No próximo dia 7 de março, realizar-se-á o espetáculo Cinemúsica, pela Orquestra da Fundação A LORD, no seu auditório, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).

Excursões
- O Sr. António Fogueteira tem um autocarro, dia 9 de maio, para a Festa das Rosas em Vila Franca de Lima (Viana do Castelo). O preço é de 15€, com pequeno-almoço, almoço e autocarro incluído. Ainda tem lugares disponíveis para a Festa das Flores de Campo Maior, no Alentejo, nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Contacto: 914704107

Sem comentários:

Enviar um comentário