sábado, 20 de dezembro de 2014

Folha Dominical n.º 4 de 21 de dezembro de 2014













“Eis a escrava do Senhor;
            faça-se em mim segundo a tua palavra”.

4ª semana: FRUTIFICAR 

- Figura do presépio: Maria; Símbolo: Cesto com os frutos secos do Natal; Atitude para a família: antecipar-se a fazer uma tarefa útil aos outros; Atitude para a comunidade: Ajudar a família/pessoa que estamos a acompanhar numa tarefa concreta: ir passear com ela, ler para ela, ir à farmácia…; Atividade: Colocar o cesto com os frutos junto da imagem de Maria.
- Oração: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. V/ A alegria de Jesus que vem salvar-nos esteja connosco. R/ Ele está no meio de nós.
1.Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher, expectantes, como Maria, a Palavra de Deus, e continuarmos o caminho de Advento ao encontro do seu Filho, Jesus. Coloca-se a figura de MARIA no Presépio; 2.Evangelho:Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Disse-lhe o Anjo: (…) «Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. (…) Maria disse então: «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». (Lc 1,26-27.30-31.38); 3.Saudemos Maria com as palavras do Anjo Gabriel em Nazaré: Ave-maria; 4.Colocar o CESTO DE FRUTOS SECOS do Natal no Presépio; 5.Oremos: Deus, nosso Pai, ao aproximarmo-nos da festa do nascimento de Jesus, vosso Filho e diante da figura de Maria, queremos pedir-Vos um coração humilde, como o dela, para levar a alegria do Evangelho aos que encontramos ao longo destes dias. Como Maria, queremos que a nossa vida frutifique para os outros. Por JC… V/ Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. R/ A alegria do Evangelho é a nossa missão.

 “Anuncio-vos uma grande alegria:
            Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor”.

Natal: FESTEJAR 

- Figura do presépio: Anjos; Símbolo: Estrela(s) de Natal ou Anjo; Atitude para a família: fazer da Ceia de Natal e do dia de Natal, um grande momento familiar, pela alegria, pela entreajuda, cada um fazendo-(se) um presente para o(s) outro(s); Atitude para a comunidade: Visitar a família/pessoa e levar-lhe um presente. Nalgum caso, poderá ser possível convidar para a Ceia ou para o almoço de Natal; Atividade: Colocar a Estrela de Natal por cima da manjedoura e os Anjos à volta do presépio. Pode usar-se uma estrela que haja em casa, ou fazer uma a gosto.
- Oração: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.V/ A alegria de Jesus que vem salvar-nos esteja connosco. R/ Ele está no meio de nós.
1.Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher, com alegria, o anúncio dos Anjos, e celebrarmos o Natal, festa do amor de Deus pela nossa família. Coloca-se o MENINO na manjedoura; 2.Evangelho: Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor». (Lc 2,10-11); 3.Porque nos chamamos e somos filhos muito amados de Deus, e queremos viver a alegria do Natal, entoemos um cântico de Natal; 4.Colocar a ESTRELA e os ANJOS no Presépio; 5.Como sinal do compromisso de viver o Natal, cada um oferece agora aos outros o presente que preparou; 6.Oremos: Senhor nosso Deus, todos os anos nos alegrais com a esperança da salvação, fazei que possamos participar na vida divina do vosso Filho que se dignou assumir a nossa natureza humana. Por JC…V/ Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. R/ A alegria do Evangelho é a nossa missão.


Agenda

2ª feira, dia 22 de dezembro, missa de aniv. de Paulo Jorge de Brito Lobão, de 25 meses de Abílio Moreira Coelho e de 10.º aniv. de Florinda Rosa Moreira Neto, às 19:30h, na Igreja.

3ª feira, dia 23 de dezembro, missa de aniv. de Cláudia Moreira Silva Durães, de aniv. de Abílio Mário Ferreira da Silva, de 2.º aniv. de Joaquim Moreira da Rocha, pais e irmãos e de 34 meses de Américo da Silva Gonçalves, às 19:30h, no Salão Paroquial da Igreja.

4ª feira, dia 24 de dezembro, missa de aniv. de António Ferreira Dias Carneiro, às 17:30h, no Vinhal.
Missa da Noite (do Galo), às 24h, na Igreja.

5ª feira, dia 25 de dezembro, NATAL DO SENHOR
Missa às 8h no S. José de 7.º dia de Lino Alves Moreira Duarte, de 3.º aniv. de Joaquim da Silva Pacheco e de Ilda Ferreira de Sousa, marido Emídio Dias da Silva, neta Patrícia Marlene Barros da Silva, pais e irmãos, às 9h no Vinhal de Floriano Moreira das Neves, e às 11h na Igreja de 30.º dia de Francisco Ferreira de Sousa, de aniv. de Francisco Inácio Moreira dos Santos e de Manuel Moreira de Sousa.

6ª feira, dia 22 de dezembro, missa de 30.º dia de Aurora da Silva Rodrigues, às 19:30h, no S. José.

Sábado, dia 27 de dezembro, missa Vespertina às 19:30h na Igreja de Maria de Barros Carneiro.

Domingo, dia 28 de dezembro, missa às 8h no S. José de aniv. de Mário Augusto Moreira de Andrade, às 9h no Vinhal de aniv. de Ilda Alves de Sousa, de Emília Ribeiro Martins e de mais um mês de Nilza Dias Nogueira, marido Belmiro Cunha Ferreira, de 3 meses de José Pinheiro de Sousa e esposa Maria de Lurdes Ferreira Alves, e às 11h na Igreja de Maria de Barros Carneiro e de José Cardoso e Isaura Moreira da Silva.

- Confissões
Haverá confissões, 2.ª feira, dia 22 de dezembro, no Vinhal e 3.ª feira, dia 23 de dezembro na Igreja entre as 14:30h e as 16h.

- Apresentação da Experiência Missionária na Coreia do Pe Álvaro Pacheco, 6.ª feira, dia 26 de dezembro, às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.

- Aliados FC Lordelo, convida todos os Lordelenses para a I Festa de Natal do Aliados FC, dia 21 de dezembro, no Pavilhão Rota dos Móveis a partir das 15h.
- Assembleia de Freguesia de Lordelo, dia 22 de dezembro, às 21h, na J.F.L. A ordem de trabalhos encontra-se afixada no corredor da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário