sábado, 6 de dezembro de 2014

Folha Dominical n.º 2 de 7 de dezembro de 2014




“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.




2.ª semana: ENVOLVER-SE 

Como escreve o Papa, ‘o Senhor envolve-se e envolve os seus,
pondo-se de joelhos diante dos outros para lavar os pés’ (EG24).
- Figura do presépio: Pastores
- Símbolo: Toalha branca/pano que envolverá o Menino
- Atitude para a família: Desligar a televisão e dialogar sobre o dia vivido, ficando a saber das alegrias e dificuldades que cada um sentiu.
- Atitude para a comunidade: Fazer uma visita à família ou pessoa ou situação escolhida, para partilhar a alegria do Evangelho, em gestos de proximidade.
- Atividade: Colocar a manjedoura para o Menino na frente do placar da fachada da Igreja. Na manjedoura, colocar o paninho, que pode ser a toalha do Batismo.
Começar a construir a fachada da casa, usando uma caixa: por ex. de sapatos, cereais, bolachas, etc. Decorar a maquete da casa ao gosto de todos, e não esquecer de abrir janelas – se for possível, colocar nas janelas um bocadinho de celofane de cor amarela.
- Oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. V/ A alegria de Jesus que vem salvar-nos esteja connosco. R/ Ele está no meio de nós.
1. Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher a Palavra de Jesus, e para continuarmos, comprometidos, neste caminho de Advento ao seu encontro. Coloca-se no Presépio a MANJEDOURA e os PASTORES.
2. Evangelho: Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. (…) Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’. (Mc 1,1.3)
3. Breve diálogo sobre este evangelho: a) para ver o modo concreto de em família  preparar e endireitar os caminhos para o Senhor que vem; b) para planear como e quando é que a família poderá sair – como os pastores – ao encontro da pessoa, família ou situação que foi escolhida na primeira semana.
4. Porque nos chamamos e somos filhos de Deus, rezemos a oração que Jesus nos ensinou, para sairmos mais ao encontro uns dos outros, em casa e fora de casa: Pai-nosso…
5. Colocar a TOALHA/PANO na manjedoura.
6. Oremos: Deus, nosso Pai, nos desertos da nossa vida, os vossos profetas convidam-nos a meter os pés ao caminho como os pastores, para que o vosso Filho chegue às casas de todas as famílias e faça brilhar a alegria do Evangelho. Por JC…
V/ Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
R/ A alegria do Evangelho é a nossa missão.

AGENDA

2ª feira, dia 8 de dezembro, missa às 8h no S. José de 10 meses de Abílio Moreira Neto, às 9h no Vinhal de 7.º dia de Porfírio Barros da Silva, e às 11h na Igreja de 2.º aniv. de Mário da Cunha Neto.

3ª feira, dia 9 de dezembro, missa de 7.º dia de Maria dos Anjos Moreira de Sousa, de 30.º dia de António Moreira de Almeida, de 16.º aniv. de Manuel Carneiro, esposa Maria Moreira e de Rosalina Salgado Barbosa faz 89 anos que nasceu, marido José Ferreira da Silva e nora Maria Deolinda Ferreira dos Santos, às 19:30h, na Igreja.

4ª feira, dia 10 de dezembro, missa de 7.º dia de Arnaldina Alves Coelho, de 30.º dia de Conceição Moreira Pacheco e de 11 meses de Joaquim da Silva (Pisões), filha Elisabete, pais e sogros, às 19:30h, no Vinhal.

5ª feira, dia 11 de dezembro, missa de Aniv. de Maria da Conceição da Silva, de Aniv. de Daniel da Cunha Almeida, de 2.º aniv. de Manuel Moreira de Sousa e de Belmiro Augusto Dias Moreira, fez 5 anos que faleceu no passado dia 9, às 19:30h, na Igreja.

6ª feira, dia 12 de dezembro, missa de 30.º dia de José da Conceição Moreira, às 19:30h, na Igreja.

Sábado, dia 13 de dezembro
- Missa às 15h, na Igreja do Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Missa Vespertina às 19:30h na Igreja de 30.º dia de Mário Augusto da Silva Lemos, de 6 meses de António Coelho, de José Ribeiro Bessa, faz anos que nasceu e de Augusto Martins Ribeiro, filho Arnaldo, cunhada Maria Ermelinda, sogro e pais.

Domingo, dia 14 de dezembro, missa às 8h no S. José de aniv. de Nuno Carlos Gomes Vilela e de 2 meses de Tina Guerra, às 9h no Vinhal de Júlio Carlos Carneiro, faz 90 anos que nasceu, esposa Cecilda Laura Fernandes Pacheco, e às 11h na Igreja de 3 meses de Maria Deolinda Martins Sacramento, de 7 meses de Daniel Ferreira da Silva e de Cipriano Ribeiro da Silva e família.

Reuniões:
- Da Comissão Permanente, 2.ª feira, dia 8 de dezembro às 21h, no Centro Paroquial da Igreja.
- Da Conferência S. Vicente de Paulo, 3.ª feira, dia 9 de dezembro, às 21h, na casa da Sra. Rute.

A LORD
- A Academia Fundação A LORD continuará a promover o ateliê Artes Manuais: decoração de Natal em papel, no dia 10 de dezembro, pelas 14h30. No próximo dia 13 de dezembro, realizar-se-á o Concerto de Natal, pelo Orfeão e a Orquestra da Fundação A LORD, no Auditório A LORD, pelas 21h30. A entrada é livre e as reservas de bilhetes poderão ser efetuadas pelo telefone (224 447 357) ou por e-mail (geral@fundacaoalord.pt).
- Exposição de Arte Sacra, na Fundação a LORD, a partir de sábado, dia 13 de dezembro até ao fim do tempo de Natal.

Excursões
- A Sra. Maria do Branca tem um autocarro para ver o Presépio ao vivo em Braga dia 21 de dezembro, tendo como itinerário: Balazar, Póvoa do Varzim e Barcelos. Contacto: 224441971 / 910111733.

Sem comentários:

Enviar um comentário